Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47814
Compartilhe esta página
Título: | Correndo a Física : utilizando jogos de tabuleiro para trabalhar os conceitos de dinâmica e cinemática |
Autor(es): | SOUZA, Miler Virgulino de |
Palavras-chave: | Física – Estudo e ensino; Jogos no ensino de Física; Aprendizagem ativa; Mecânica clássica |
Data do documento: | 21-Jul-2022 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SOUZA, Miler Virgulino de. Correndo a Física: utilizando jogos de tabuleiro para trabalhar os conceitos de dinâmica e cinemática. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. |
Abstract: | A falta de engajamento dos alunos com o conteúdo escolar é uma questão que deve ser levada em consideração pelo professor quando prepara a sua aula. O produto educacional aqui apresentado teve como objetivo propor uma atividade gamificada na tentativa de engajar estes alunos no processo de aprendizagem dos conceitos de mecânica clássica, assim como suas aplicações cotidianas. Para isso foi desenvolvido um jogo de tabuleiro do tipo Quiz onde os alunos do primeiro ano do ensino médio precisariam de um certo domínio do conteúdo para que se tornasse possível a conclusão do jogo. A proposta baseia-se em conceitos de gamificação visando a tentativa de tornar o processo de aprendizagem um jogo atrativo, seguindo ideias de autores que abordam o engajamento tanto no âmbito educacional como nos afazeres do dia a dia. O produto baseia-se na necessidade de confrontar os conhecimentos já obtidos através das aulas expositivas com as perguntas e debates gerados durante uma jogatina. A implementação do produto educacional se deu de forma presencial com alunos da primeira série do ensino médio, onde os conhecimentos antes e depois da implementação foram comparados fornecendo dados quantitativos e qualitativos para a pesquisa. Como resultado, observamos um desempenho satisfatório em debates durante a jogatina. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47814 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Ensino de Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Miler Virgulino de Souza.pdf | 9,68 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons