Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47814

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRAMOS, João Eduardo Fernandes-
dc.contributor.authorSOUZA, Miler Virgulino de-
dc.date.accessioned2022-11-22T14:14:54Z-
dc.date.available2022-11-22T14:14:54Z-
dc.date.issued2022-07-21-
dc.identifier.citationSOUZA, Miler Virgulino de. Correndo a Física: utilizando jogos de tabuleiro para trabalhar os conceitos de dinâmica e cinemática. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47814-
dc.description.abstractA falta de engajamento dos alunos com o conteúdo escolar é uma questão que deve ser levada em consideração pelo professor quando prepara a sua aula. O produto educacional aqui apresentado teve como objetivo propor uma atividade gamificada na tentativa de engajar estes alunos no processo de aprendizagem dos conceitos de mecânica clássica, assim como suas aplicações cotidianas. Para isso foi desenvolvido um jogo de tabuleiro do tipo Quiz onde os alunos do primeiro ano do ensino médio precisariam de um certo domínio do conteúdo para que se tornasse possível a conclusão do jogo. A proposta baseia-se em conceitos de gamificação visando a tentativa de tornar o processo de aprendizagem um jogo atrativo, seguindo ideias de autores que abordam o engajamento tanto no âmbito educacional como nos afazeres do dia a dia. O produto baseia-se na necessidade de confrontar os conhecimentos já obtidos através das aulas expositivas com as perguntas e debates gerados durante uma jogatina. A implementação do produto educacional se deu de forma presencial com alunos da primeira série do ensino médio, onde os conhecimentos antes e depois da implementação foram comparados fornecendo dados quantitativos e qualitativos para a pesquisa. Como resultado, observamos um desempenho satisfatório em debates durante a jogatina.pt_BR
dc.description.sponsorshipSBFpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFísica – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectJogos no ensino de Físicapt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectMecânica clássicapt_BR
dc.titleCorrendo a Física : utilizando jogos de tabuleiro para trabalhar os conceitos de dinâmica e cinemáticapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2923892281638135pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9925151374094133pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ensino de Fisicapt_BR
dc.description.abstractxThe lack of student engagement with school content is an issue that must be taken into account by the teacher when preparing his class. The educational product presented here presented a gamified proposal in an attempt to engage these students in the process of learning mechanics concepts, as well as their everyday applications. For this, it was a Quiz-type board game where first year high school students would need a certain mastery of the content to make it possible to complete the game. The proposal is based on gamification concepts in an attempt to make the learning process an attractive game. Following that they approach the engagement of both ideas of the educational day and daily tasks. The product is based on the need to confront the knowledge already obtained through expository classes with the questions and debates generated during a game. An implementation of face-to-face teaching form of the medium product, where knowledge before and after implementation were compared with students learning from the first series of qualitative studies data for research. As a result, we observed satisfactory performance in debates during gameplay.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Miler Virgulino de Souza.pdf9,68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons