Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47779

Comparte esta pagina

Título : O gênero na formação docente: um olhar a partir das licenciandas em Física da UFPE-CAA.
Autor : SILVA, Clarice Vicente da
Palabras clave : Gênero; Formação Docente; Mulheres; Física-Licenciatura
Fecha de publicación : 24-oct-2022
Citación : SILVA, Clarice Vicente da. O GÊNERO NA FORMAÇÃO DOCENTE: um olhar a partir das licenciandas em Física da UFPE-CAA. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Física-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Resumen : O presente trabalho apresenta como tema, as discussões e as influências do gênero na formação docente das discentes do curso de Física-Licenciatura na Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste (UFPE-CAA). Elencamos como objetivo geral compreender, a partir da visão das licenciandas de Física, de que maneira o gênero influencia na formação docente inicial no curso de Física-Licenciatura da UFPE-CAA. Como objetivos específicos foram explicitados: identificar, sob um olhar de gênero, desafios enfrentados pelas licenciandas em sua formação docente inicial no curso de Física-Licenciatura da UFPE-CAA; e elencar as estratégias utilizadas pelas licenciandas do referido curso para ultrapassar as dificuldades em sua formação docente inicial. Em função do aporte teórico, elencamos como categorias analíticas: gênero, formação docente e a intersecção entre gênero e a formação docentes inicial. Fundamentamos o nosso trabalho sob uma abordagem qualitativa, utilizando o estudo de caso como método de pesquisa. Como coleta de dados, utilizamos: observação não participante, conversas informais, entrevistas, além da análise documental. Contamos com a análise de conteúdo como metodologia para analisar os dados. Verificou-se que as dificuldades como lugar de fala e pouca representatividade no curso de Física-Licenciatura ainda se repetem como constatado por meio da literatura sobre outros estudos de mesma temática. Quanto às estratégias, o esforço para terem um reconhecimento em sala foi o mais elencado pelas licenciandas. Percebemos, então, que o gênero possui suas influências nos diversos âmbitos, sejam eles universitários ou familiares, interferindo na formação das licenciandas de Física.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47779
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Clarice Vicente da Silva.pdf448,52 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons