Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47729

Share on

Title: Design e vestuário para crianças com transtorno do espectro autista.
Authors: LIMA, Thays Gabriela Cordeiro de
Keywords: Ergonomia; Tecnologias assistivas; Vestir; Despir; Autonomia
Issue Date: 19-Oct-2022
Citation: LIMA, Thays Gabriela Cordeiro de Lima. Design e vestuário para crianças com transtorno do espectro autista. Trabalho de Conclusão de Curdo de Design - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: O design tem se preocupado cada vez mais com a resolução de problemas sociais, sempre avançando em termos de soluções tecnológicas que ajudem o máximo de pessoas possíveis e, nesta perspectiva, o objetivo desta pesquisa era formular algumas soluções de design de vestuário que contribuíssem para a autonomia das crianças acometidas pelo transtorno do espectro autista - TEA. Sua aguçada sensibilidade tátil gera manifestações e desconfortos a partir de determinados aspectos de seus vestuários. Por vezes, elas, também, possuem dificuldades motoras, que reduzem sua autonomia nas atividades da vida diária. Desta forma, em algumas ocasiões, não conseguem executar suas atividades, como vestir-se e despir-se. Procurou-se entender como estes constrangimentos e desconfortos, envolvendo crianças autistas acontecem. Para isso, foram empregados métodos de design, associados com ergonomia, voltados aos artefatos de moda, além de tecnologia assistiva para proporcionar conforto e autonomia, no vestir e despir. Os resultados apresentam proposta de coleção de vestuários, que proporcionem conforto e autonomia para as crianças autistas, para que estas possam usar roupas que lhe agradem, considerando as manifestações de hiper-reatividade e no ato de vestir-se e despir-se.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47729
Appears in Collections:(CAA-ND): TCC - Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Thays Gabriela Cordeiro de Lima.pdf15,99 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons