Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47725
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataíde de | - |
dc.contributor.author | SANTANA, José Marcio de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-18T22:07:48Z | - |
dc.date.available | 2022-11-18T22:07:48Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-03 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-14 | - |
dc.identifier.citation | SANTANA, José Marcio de Oliveira. Movimentos e práticas avaliativas emergentes durante as alternativas de ensino na pandemia. 2022. 31 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia - Licenciatura, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47725 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho está inserido no campo das discussões sobre avaliação da aprendizagem, especificamente sobre os movimentos e práticas avaliativas. Nele, introduzimos uma reflexão sobre as atividades avaliativas mobilizadas ao longo do contexto pandêmico, assim, norteados pela problematização de como as atividades avaliativas foram utilizadas por professores durante os diferentes desafios de alternativas de ensino que emergiram no decorrer da pandemia? Elencamos como objetivo geral, compreender como as atividades avaliativas foram utilizadas por professores durante os diferentes desafios de alternativas de ensino que emergiram no decorrer da pandemia. Dessa forma, como objetivos específicos buscamos analisar as principais implicações e possibilidades da pandemia no cotidiano da prática avaliativa dos professores e identificar quais atividades avaliativas foram mobilizadas por professores ao decorrer da pandemia. Para o percurso e procedimentos metodológico fizemos uso da entrevista semiestruturada a partir de Minayo (2015), com professores/as atuantes em escolas da rede pública municipal de ensino do município de Altinho-PE, que atuem do 1º ao 5º ano do ensino fundamental — Anos Iniciais. A análise dos dados pautou-se na Teoria do Discurso a partir de Burity (2014), baseada na perspectiva da Teoria do Discurso de Ernesto Laclau em que a entende como uma ferramenta de compreensão do social. Neste sentido, a partir dos discursos dos professores identificamos que o cenário pandêmico trouxe uma série de implicações no contexto escolar, dentre elas, a evidenciação das desigualdades estruturais entre os professores estudantes, além da incansável busca por atividades avaliativas e de ensino mobilizadas pelos professores apesar das adversidades emergentes do contexto e realidade pandêmica. | pt_BR |
dc.format.extent | 32p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Contexto pandêmico | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Práticas avaliativas | pt_BR |
dc.title | Movimentos e práticas avaliativas emergentes durante as alternativas de ensino na pandemia. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6513972955722386 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3082597438365146 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work is inserted in the field of discussions on learning assessment, specifically on assessment movements and practices. In it, we introduce a reflection on the evaluation activities mobilized throughout the pandemic context, thus guided by the questioning of how the evaluation activities were used by teachers during the different challenges of teaching alternatives that emerged during the pandemic? We list as a general objective, to understand how the evaluation activities were used by teachers during the different challenges of teaching alternatives that emerged during the pandemic. In this way, as specific objectives, we seek to analyze the main implications and possibilities of the pandemic in the daily practice of teachers' assessment and identify which assessment activities were mobilized by teachers during the pandemic. For the methodological route and procedures, we used the semi-structured interview by Minayo (2015), with teachers working in schools in the municipal public school system in the municipality of Altinho-PE, who work from the 1st to the 5th year of Ensino Fundamental – Anos Iniciais (Elementary School — Initial Years). Data analysis was based on the Discourse Theory by Burity (2014), based on the perspective of Ernesto Laclau's Discourse Theory in which he understands it as a tool for understanding the social. In this sense, from the teachers' speeches, we identified that the pandemic scenario brought a series of implications in the school context, among them, the disclosure of structural inequalities among student teachers, in addition to the relentless search for evaluation and teaching activities mobilized by teachers despite of the adversities emerging from the context and pandemic reality. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - José Marcio de Oliveira Santana..pdf | 323,39 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons