Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47674

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGALLI, Fernanda Correa Silveira-
dc.contributor.authorARRUDA, Pedro Henrique Carvalho de-
dc.date.accessioned2022-11-17T19:18:24Z-
dc.date.available2022-11-17T19:18:24Z-
dc.date.issued2022-10-25-
dc.date.submitted2022-11-02-
dc.identifier.citationARRUDA, Pedro Henrique Carvalho de. Língua(gem), norma padrão, diversidade: movimentos de legitimação, efeitos de homogeneização. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Português) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47674-
dc.description.abstractFiliado às bases teórico-metodológicas da Análise de Discurso de vertente pecheutiana, esse artigo se propõe a tentar entender de que modo a norma padrão, significada nas/pelas políticas públicas para a educação, atua no processo de manutenção e legitimação das desigualdades sociais, econômicas e culturais do país. Para tal, discutimos os mecanismos pelos quais a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), enquanto maior documento regulador/norteador da prática docente na Educação Básica, instrumentaliza o exercício do controle e da dominação na/pela prescrição do ensino normativo de língua, produzindo um efeito de apagamento das(s) diversidade(s) linguística(s) à medida que abre espaço para a circulação da ideologia neoliberal. Metodologicamente, foram recortadas quatro materialidades na terceira e mais recente publicação da BNCC: duas da seção Apresentação, uma da seção Introdução e uma da seção Etapa do Ensino Fundamental, na Área de Linguagens, em Língua Portuguesa. A hipótese principal dessa reflexão é a de que os sentidos em disputa presentes no discurso da Base fazem ver um embate de interesses entre o Estado e segmentos privatizantes da sociedade, donde emerge a discriminação das variedades linguísticas marginais (marginalizadas) e a fixação dos lugares que estes sujeitos irão ocupar na estratificação social.pt_BR
dc.format.extent25p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAnálise de Discursopt_BR
dc.subjectNorma padrãopt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectDiscriminaçãopt_BR
dc.titleLíngua(gem), norma padrão, diversidade: movimentos de legitimação, efeitos de homogeneizaçãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3498444823204740pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7385478501811000pt_BR
dc.description.abstractxAffiliated to the theoretical and methodological bases of Discourse Analysis by Pecheux, this article aims to try to understand how the standard norm, signified in/by public policies for education, acts in the process of maintenance and legitimation of social, economic and cultural inequalities of the country. To this end, we will discuss the mechanisms by which the Common National Curriculum Base (BNCC), as the largest regulatory document guiding teaching practice in Basic Education, instrumentalizes the exercise of control and domination in/through the prescription of normative language teaching, producing an effect of erasing linguistic diversity(ies) as it makes room for the circulation of neoliberal ideology. Methodologically, four materialities were cut in the third and most recent publication of the BNCC: two from the Presentation section, one from the Introduction section and one from the Elementary School Stage section, in the Language Area, in Portuguese, from which we analyzed how the standard norm is signified in it. The main points to the conclusion that the meanings in dispute present in the discourse of the Base make us see a clash of interests between the State and privatizing segments of society, hence the discrimination of marginal linguistic varieties (marginalized) and the establishment of the places that these subjects will occupy in social stratification.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Letraspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcid0000-0001-7514-0161pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Pedro Henrique Carvalho de Arruda.pdf292,16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons