Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47663

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGUIMARÃES, Suzano de Aquino-
dc.contributor.authorMUNIZ, Luís Gustavo das Mercês-
dc.date.accessioned2022-11-17T16:12:48Z-
dc.date.available2022-11-17T16:12:48Z-
dc.date.issued2022-10-24-
dc.date.submitted2022-11-16-
dc.identifier.citationMuniz, Luís Gustavo das Mercês. O conhecimento e sua aplicação na vida prática: reflexões para o ensino de filosofia sob a ótica da antropologia e da pedagogia kantiana, 2022 Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47663-
dc.description.abstractEste trabalho discute a distinção entre o Conhecimento Escolástico e o Conhecimento do Mundo nas Lições de Antropologia de Immanuel Kant e o papel do conhecimento antropológico pragmático na aplicação das habilidades e dos conhecimentos aprendidos pelo ser humano em sua atuação no mundo. A discussão sobre a aplicação dos conhecimentos está presente também entre as ideias que Kant tinha de uma educação com aspectos pragmáticos, a qual se volta para o desenvolvimento de suas disposições naturais, mas também para o direcionamento do homem a fim de que ele use suas capacidades e atue como um cidadão do mundo. A presente investigação busca revelar o papel da antropologia pragmática não apenas na orientação das pessoas no uso de suas faculdades, mas também na aplicação que o homem dá aos conhecimentos e habilidades escolásticas tendo em vista o uso destes enquanto meios para a realização dos fins da razão. Outrossim, observa-se ao longo deste trabalho que Kant fez uma importante reflexão sobre o papel da filosofia (a qual compreende também a antropologia), ao ensinar cada pessoa a exercer livremente seu pensamento e a orientar-se no mundo. A pesquisa trata também de alguns aspectos de como o pensamento de Kant lida com a transmissão da filosofia, tendo em vista seu uso para a formação do ser humano e sua autonomia, uso este que se vincula aos fins assumidos por sua razão prática no curso de suas realizações no mundo.pt_BR
dc.format.extent80p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectImmanuel Kantpt_BR
dc.subjectAntropologia Pragmáticapt_BR
dc.subjectConhecimento do Mundopt_BR
dc.subjectTeleologiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de Filosofiapt_BR
dc.titleO conhecimento e sua aplicação na vida prática : reflexões para o ensino de filosofia sob a ótica da antropologia e da pedagogia kantianapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9426048854547743pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0169983389537362pt_BR
dc.description.abstractxThis work discusses the distinction between Scholastic Knowledge and Knowledge of the World in Immanuel Kant's Anthropology Lessons. It also discusses the role of pragmatic anthropological knowledge in the application of skills and knowledge learned by human being in his performance in the world. The discussion about the application of knowledge is also present among the ideas that Kant had of an education with pragmatic aspects, which turns to the development of its natural dispositions, for the guidance of the human being, so that he uses his abilities and acts as a citizen of the world. The present investigation seeks to reveal the role of pragmatic anthropology not only in guiding people in the use of his faculties, but also in the application that they give to scholastic knowledge and skills, having in mind their use as means for the achievement of the ends of reason. Furthermore, it is observed throughout this work that Kant made an important reflection on the role of Philosophy - which also includes anthropology -, in teaching each person to freely exercise him thinking and orient himself in the world. This study also deals with some aspects of how Kant's thinking deals with the transmission of Philosophy, in view of its use for the formation of the human being and his autonomy. Such use is linked to the ends assumed by his practical reason in the course of his accomplishments in the world.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Filosofiapt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DF) - Departamento de Filosofiapt_BR
dc.degree.graduationCurso de Filosofia - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcid0000-0002-6482-256Xpt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Filosofia (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Luís Gustavo das Mercês Muniz.pdf759,34 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons