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Título : Políticas de reformulações curriculares para/no ensino médio : configurações e sentidos de itinerários formativos a partir da Lei 13.415/2017 em escolas em tempo integral no Agreste Pernambucano
Autor : BEZERRA, Almir Antonio
Palabras clave : Base Nacional Comum Curricular; Currículos – Mudança – Pernambuco; Disciplina escolar; Ensino médio – Pernambuco; Educação integral – Pernambuco
Fecha de publicación : 1-ago-2022
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : BEZERRA, Almir Antonio. Políticas de reformulações curriculares para/no ensino médio: configurações e sentidos de itinerários formativos a partir da Lei 13.415/2017 em escolas em tempo integral no Agreste Pernambucano. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação contemporânea) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Resumen : A presente pesquisa, intitulada de Políticas de reformulações curriculares para/no ensino médio: configurações e sentidos de itinerários formativos a partir da lei 13.415/2017 em escolas em tempo integral no Agreste Pernambucano teve como objetivo analisar configurações e sentidos de políticas curriculares a partir de disciplinas eletivas estabelecidas por professores e por estudantes nos movimentos discursivos feitos nas escolas na constituição de política de currículo. Nesse sentido, esse estudo insere-se no debate sobre políticas curriculares. Assim, tomamos como percurso teórico-metodológico, uma perspectiva discursiva a partir das contribuições de (LACLAU; MOUFFE, 2015) e (MOUFFE, 2015; 2019), pois movimentamo-nos na mobilização de referenciais do pós-estruturalismo nas políticas curriculares, como também inscrevermo-nos numa abordagem discursiva de políticas curriculares, que tomou como base os estudos de (DARDOT; LAVAL, 2016), (BROWN, 2019), BALL (2016; 2020); (BALL; MAINARDES, 2011), inscritos no pós-marxismo para explicitar como o neoliberalismo tem afetado profundamente os sentidos de currículo na atualidade, negando as políticas curriculares contextuais. Diante disso, percebemos que o neoliberalismo ressoa na educação através de políticas curriculares verticalizadas, ecoando nela por meio de reformulações curriculares que desconsideram as subjetividades contextuais das escolas, ignorando as decisões políticas delas, como se a política curricular não se desse por meio de decisões políticas e que qualquer configuração política não acontecesse através de articulações. Dessa forma, as políticas neoliberais são decisões políticas estabelecidas a partir de um ponto nodal que procura estabilizar discursos, identidades e subjetividades (LOPES, 2018) a partir da ideia de educação de qualidade, voltada para a preparação de jovens para o mercado de trabalho. Nesse sentido, nosso estudo apontou ainda que as políticas curriculares nas escolas do agreste de Pernambuco vêm se configurando nos intercruzamentos de atendimento a racionalidade neoliberal. Portanto, as eletivas, enquanto Itinerários Formativos, tentam negar as verdades contextuais, pois estão atreladas à BNCC, configurando no eixo do empreendedorismo na perspectiva de desenvolvimento de subjetividade neoliberal a partir de movimentos formativos de jovens empreendedor. Com isso, existe uma falsa ideia de flexibilização curricular.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47624
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

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