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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47502

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSOUZA, Rosangela Vieira de-
dc.contributor.authorSANTOS, Cláudia Mical Nery dos-
dc.date.accessioned2022-11-11T12:59:34Z-
dc.date.available2022-11-11T12:59:34Z-
dc.date.issued2022-10-24-
dc.date.submitted2022-11-08-
dc.identifier.citationSANTOS, Cláudia. Acessibilidade e inclusão para pessoas com deficiência visual: A escassez de embalagens inclusivas para cosméticos no Brasil. Ano 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47502-
dc.description.abstractO presente projeto propõe uma cartilha que expõe mecanismos educativos, no qual contempla as normas jurídicas com foco na acessibilidade e inclusão de maneira clara e objetiva, segundo o art. 5º da Constituição Federal de 1988; art. 53, da lei nº 13.146/2015, art. 1º, §1, da lei nº 7.853/89; art. 6º, III, do Código de Defesa do Consumidor; art, 17º, da lei nº 10.098, de 2000. Aliado aos 7 princípios do design universal que são: Igualdade de uso; Flexibilidade de uso; Uso simples e intuitivo; Informação Perceptível; Pouco esforço físico; Dimensões e espaços e Tolerância a erros. Focando na criação de embalagens de cosméticos acessíveis e inclusivas para as pessoas com deficiência visual, total e/ou baixa visão. A abordagem feita é fundamentada nos pensamentos do Design Universal, Acessibilidade e Inclusão. Tendo como metodologias base os seguintes autores: David Sless (2005) foco no design da informação, aliado à, Bruno Munari (1981) foco no design gráfico. Por conseguinte, o presente projeto visa através da cartilha educativa, reforçar os direitos assegurados por lei para a pessoa com deficiência visual no Brasil. Contendo uma linguagem de fácil compreensão direcionada para as empresas e designers de embalagens aplicarem nos seus futuros projetos. Palavras-chave: Acessibilidade; Inclusão; Deficiência visual; Embalagem de cosméticos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOutrospt_BR
dc.format.extent48p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectEmbalagem de cosméticospt_BR
dc.titleAcessibilidade e inclusão para pessoas com deficiência visual: A escassez de embalagens inclusivas para cosméticos no Brasil.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5667183561761833pt_BR
dc.description.abstractxThe present project proposes a booklet that exposes educational mechanisms, in which it contemplates the legal norms with a focus on accessibility and inclusion in a clear and objective way, according to art. 5 of the Federal Constitution of 1988; art. 53, of Law No. 13.146/2015, art. 1, §1, of Law No. 7,853/89; art. 6, III, of the Consumer Protection Code; art, 17, of law nº 10.098, of 2000. Allied to the 7 principles of universal design which are: Equality of use; Flexibility of use; Simple and intuitive use; Perceptible Information; Little physical effort; Dimensions and Spaces and Error Tolerance. Focusing on creating accessible and inclusive cosmetics packaging for people with visual, total and/or low vision impairments. The approach taken is based on the thoughts of Universal Design, Accessibility and Inclusion. Having as base methodologies the following authors David Sless (2005) focus on information design, allied to Bruno Munari (1981) focus on graphic design. Therefore, the present project aims, through the educational booklet, to reinforce the rights guaranteed by law for the visually impaired person in Brazil. Containing an easy-to-understand language aimed at companies and packaging designers to apply in their future projects. Keywords: Accessibility; Inclusion; Visual impairment; Cosmetic packaging.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outros::Desenho de Projetospt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Designpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

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Memorial de Projeto Experimental- Cláudia Mical Nery dos Santos Corrigido 10 11 2022.pdf2,35 MBAdobe PDFThumbnail
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