Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47472
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FERREIRA FILHO, José Marcelo Marques | - |
dc.contributor.author | FERRAZ, Mateus Santos | - |
dc.date.accessioned | 2022-11-09T19:43:34Z | - |
dc.date.available | 2022-11-09T19:43:34Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-26 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-09 | - |
dc.identifier.citation | FERRAZ, Mateus Santos. A ambientalização da História na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos Parâmetros da Educação Básica do Estado de Pernambuco. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (História - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47472 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta considerações sobre a História Ambiental, o Ensino de História e Educação Ambiental para pensar a prescrição de conteúdo de História na Educação Básica. Utilizamos como fonte do conteúdo de História as três versões da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco. Partindo do ponto de vista da ambientalização, fizemos a análise de conteúdo ambiental nos documentos e em seguida tipificamos esta presença em cinco categorias. Identificamos que a dimensão ambiental está presente nos documentos, apesar de se mostrar limitada. Poucos prescritores possuem uma dimensão ambiental; há a predominância da concepção utilitarista da natureza, seguida pela socioambiental; muitos dos prescritores são vagos; os temas clássicos da História não estão ambientalizados; há o apagamento de perspectivas críticas e ambiental em alguns assuntos. Em conclusão: identificamos a multitude de perspectivas da educação ambiental nos documentos; acreditamos que a educação não pode resumida ao currículo e ao livro didático devido a agência do professor; a prescrição precisa ser mais clara e integrada; e é latente a necessidade da formação inicial e continuada para os professores de História no campo ambiental. | pt_BR |
dc.format.extent | 49p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | História Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Ambientalização | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.title | A ambientalização da História na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos Parâmetros da Educação Básica do Estado de Pernambuco | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | CAVALCANTI, Edneida Rabêlo | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4694352772961050 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0630153086889887 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This monography presents considerations about Environmental History, teaching of History and Environmental Education to think over the prescription of History school content in brazilian primary and secondary education. As sources for the prescription of History content, we have used the three versions of the National Common Curricular Base (BNCC) and the Parameters for Basic Education of the State of Pernambuco. From the point of view of environmentalization, we made a content analysis of the environment present in the documents and then typified this presence into five categories. We identified that the environmental dimension is present in the documents, despite being quite limited. Few content prescribers have an environmental dimension; there is a predominance of the utilitarian conception of nature, followed by the socio-environmental one; many of the prescribers are vague; the classic themes of History are not environmentalized; there is the erasure of critical and environmental perspectives in some subjects. In conclusion: we identified a multitude of perspectives on Environmental Education in the documents; we believe that education cannot be summarized by the curriculum and textbooks due to the teacher's agency; the prescription needs to be clearer and more integrated; and there is a latent need for initial and continuing education for History teachers in the environmental field. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::História | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DH) - Departamento de História | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de História | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/4744432642096403 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | 0000-0002-7993-4767 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - História (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Mateus Santos Ferraz.pdf | 1,05 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons