Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47414

Share on

Title: Arquitetos em geral possuem vivência em construções? Uma averiguação das oportunidades de aprendizado e experiências práticas presentes nas escolas de Arquitetura de Pernambuco
Authors: FIDELIS, Bianca Nascimento
Keywords: Arquiteto e Urbanista; Formação; Práticas construtivas; Escolas de Arquitetura de Pernambuco
Issue Date: 18-Oct-2022
Citation: FIDELIS, Bianca Nascimento. Arquitetos em geral possuem vivência em construções? Uma averiguação das oportunidades de aprendizado e experiências práticas presentes nas escolas de Arquitetura de Pernambuco. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: A arquitetura lida com objetos reais, que deverão ser construídos com firmeza para serem utilizados pelas pessoas. O papel do arquiteto ao elaborar o projeto arquitetônico também inclui entender os processos construtivos para permitir que seu desenho se torne realidade. Com isso, a discussão proposta por esse trabalho se baseia na importância da compreensão construtiva e de experiências práticas reais para fundamentar a formação do arquiteto e urbanista. Dessa forma, este trabalho tem o objetivo de investigar as oportunidades de ensino voltadas para práticas de construção de edifícios durante a graduação das escolas de arquitetura do estado de Pernambuco. Para atingir os objetivos, foram realizados pesquisas, entrevistas e questionários entre coordenadores das instituições, estudantes e arquitetos atuantes no mercado de trabalho. Portanto, este trabalho apresenta os resultados obtidos com essas ferramentas de pesquisa e agrega as reflexões e discussões sobre a formação do arquiteto e urbanista aliado a atividades práticas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47414
Appears in Collections:(TCC) - Arquitetura e Urbanismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC BIANCA NASCIMENTO FIDELIS.pdf565,4 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons