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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47088
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Título: | Efeitos agudos de duas configurações do treinamento de força no desempenho técnico de jovens atletas de basquetebol |
Autor(es): | CORREIA, Gustavo Augusto Fernandes |
Palavras-chave: | Adolescentes; Fadiga; Exercício; Percepção; Basquetebol; Treinamento de resistência |
Data do documento: | 25-Ago-2022 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | CORREIA, Gustavo Augusto Fernandes. Efeitos agudos de duas configurações do treinamento de força no desempenho técnico de jovens atletas de basquetebol. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | Este estudo comparou os efeitos agudos de duas configurações de treinamento de força (TF) no desempenho técnico em jovens atletas de basquetebol. Oito jogadores do sexo masculino (idade= 16,88 ± 0,64 anos) realizaram aleatoriamente o TF com repetições contínuas (RC – 5 minutos de descanso após a décima repetição) e redistribuição de repouso (RR – 15 segundos de descanso a cada duas repetições e 4 minutos após a décima repetição). As configurações foram equalizadas na intensidade, volume e intervalo de descanso total. A altura do salto com contramovimento (SCM) foi avaliada antes e após a sessão. A porcentagem de perda de velocidade média propulsiva (%PDVMP) foi medida após cada repetição. A percepção subjetiva de esforço (PSE) em cada série e após 15 minutos (PSE-S) foi avaliada pela escala CR-10. Não houve diferença significativa nos valores pré e pós-intervenção e interação para o desempenho técnico (p > 0,05). Reduções significativas no SCM foram observadas entre pré e pós-intervenção para ambos os grupos (p ≤0,0001). Não houve diferença na altura do SCM entre as configurações (p > 0,05). As porcentagens de PDVMP entre as séries e entre os grupos não diferiram (p > 0,05). Aumentos de PSE foram evidenciados no GRR (p ≤ 0,05). Além disso, não houve interação para PSE (p > 0,05). PSE-S não diferiu no tempo e interação (p < 0,05). A realização de RC ou RR apresentam resultados semelhantes quanto à fadiga neuromuscular, respostas perceptivas, além de não causar declínio no desempenho técnico. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47088 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Física |
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