Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46971

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFERREIRA, Verônica Gitirana Gomes-
dc.contributor.authorALVES, Paulo Bento-
dc.date.accessioned2022-10-10T14:21:56Z-
dc.date.available2022-10-10T14:21:56Z-
dc.date.issued2022-02-23-
dc.identifier.citationALVES, Paulo Bento. Planificações de sólidos geométricos no ensino remoto: um estudo da gênese instrumental de estudantes. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46971-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve por objetivo caracterizar a Gênese Instrumental de estudantes sobre a planificação de sólido geométrico no ensino remoto, quando exploram artefatos simbólicos incluídos em tecnologias digitais na resolução de problemas contextualizados. Foi no cenário das aulas remotas, em tempos de pandemia do SARS-COV-2 (Covid-19), que a pesquisa se desenvolveu. Neste ambiente virtual de estudo, buscamos compreender como o estudante desenvolve sua Gênese Instrumental ao utilizar o Software GeoGebra para resolver situações com planificação de sólidos geométricos. O quadro teórico é composto pela noção de Esquemas de Gérard Vergnaud, a Abordagem Instrumental de Pierre Rabardel. Metodologicamente, utilizamos a Orquestração Instrumental de Luc Trouche, a Orquestração Instrumental On-line de Gitirana e Lucena e a Planificação de Sólido Geométrico (composto pela literatura em Geometria Espacial). Os participantes da pesquisa foram quatro alunos do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual de Pernambuco. Eles vivenciaram três encontros remotos com estudos voltados à compreensão da Geometria Espacial no dia a dia e a solução de situações com o uso do Software Geogebra. A metodologia desta pesquisa contou com quatro Orquestrações Instrumentais On-line: modelo teórico, que tem por objetivo contribuir com a construção de abordagens em um ambiente remoto rico em tecnologias digitais, assim como facilitar a ocorrência da Gênese Instrumental dos estudantes. Os resultados mostraram que, mesmo estando em um ambiente educacional 100% remoto, os alunos conseguiram desenvolver sua Gênese Instrumental utilizando o GeoGebra para solucionar problemas contextualizados de planificação de sólidos. A pesquisa apresenta também os desafios e as dificuldades encontradas nas aulas remotas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectOrquestração instrumental on linept_BR
dc.subjectPlanificação de sólidos - esquemaspt_BR
dc.subjectGeo gebrapt_BR
dc.subjectArtefatos simbólicospt_BR
dc.titlePlanificações de sólidos geométricos no ensino remoto : um estudo da gênese instrumental de estudantespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7183106794982384pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4727708481050412pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThis research aimed to characterize the student's instrumental genesis on solid geometric solids flattening in remote education while exploring symbolic artefacts in digital technologies to resolve contextualized problems. In the scenario of remote education, in times of a pandemic, the research developed. In this virtual study environment, we seek to understand how the student develops his instrumental genesis when using the GeoGebra software to solve situations with the planning of geometric solids. The theoretical framework comprises Gérard Vergnaud's notion of Schemes and Pierre Rabardel's Instrumental Approach. Methodologically, we used Luc Trouche's Instrumental Orchestration, Gitirana and Lucena's Online Instrumental Orchestration and Geometric Solid flattening (composed by spatial geometry literature). The research participants were four high school students from a state school in Pernambuco. They experienced three virtual meetings to study spatial geometry in everyday life and solve situations using the GeoGebra software. The methodology of this research had four Online Instrumental Orchestrations: a theoretical model that aims to contribute to the construction of approaches in a remote environment rich in digital technologies and facilitate the occurrence of the instrumental genesis of students. The results showed that, even with a 100% remote educational environment, students could develop their instrumental genesis using GeoGebra to solve contextualized solid flattering problems. The research also presents the challenges and difficulties encountered in virtual classes.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Paulo Bento Alves.pdf8,02 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons