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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46692

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Título: Verificação do dimensionamento dos tubos e conexões da passarela pênsil da Ilha Joana Bezerra
Autor(es): LIMA, Lucas Maciel de Andrade
Palavras-chave: Engenharia Civil; Perfil tubular; Passarela; Ponte pênsil; Dimensionamento
Data do documento: 15-Fev-2018
Citação: LIMA, Lucas Maciel de Andrade. Verificação do dimensionamento dos tubos e conexões da passarela pênsil da Ilha. 2018. 89 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.
Abstract: O uso de estruturas com perfis metálicos tubulares vem crescendo consideravelmente desde o início do século no Brasil. Esse tipo de material apresenta vantagens estéticas – por permitir estruturas visualmente leves – e mecânicas, pois possui menor coeficiente de arrasto, além de maior resistência à compressão e, especialmente, à torção. Desta forma, é necessário que se tenha conhecimento deste tipo de seção para a maior eficiência das estruturas que utilizem perfis tubulares. Neste sentido, o trabalho visa verificar o dimensionamento dos tubos e das conexões da passarela na ilha Joana Bezerra, que liga a comunidade do Coque ao Fórum Rodolfo Aureliano, a fim de analisar a estabilidade estrutural e as condições de serviço do equipamento público. Esse tipo de trabalho é de grande importância para garantir a qualidade da construção, dando maior segurança ao cliente (no caso, os cidadãos) e propondo as melhorias necessárias. A passarela em estudo tem a peculiaridade de ser uma ponte pênsil, suspensa por cabos substituídos por tubos metálicos, o que proporcionou uma instalação rápida com arquitetura agradável. A partir das plantas do projeto, modelou-se a estrutura da passarela no programa SAP2000, com os carregamentos obtidos das normas ABNT aplicáveis. Do programa, obtiveram-se as solicitações em cada tubo, sendo suas resistências verificadas de acordo com a norma NBR 8800/2008. Para a verificação das conexões, utilizou-se o software HSS_CONNEX. Algumas simplificações foram necessárias, devido à geometria pouco usual de alguns nós. Para a verificação dos estados limites de serviço, o SAP2000 fornece os resultados de deslocamentos da estrutura e possibilita a realização de uma análise modal para o estudo do comportamento dinâmico. Pôde-se observar que a passarela se encontra em boas condições de estabilidade, visto que os tubos e conexões utilizados têm resistência suficiente para suportar os esforços solicitantes. Provou-se ainda que possui condições adequadas de serviço, apresentando flechas aceitáveis, porém com a necessidade de análise mais detalhada quanto à vibração vertical do piso.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46692
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Civil e Ambiental



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