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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46692

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFONSECA, Liliane de Allan-
dc.contributor.authorLIMA, Lucas Maciel de Andrade-
dc.date.accessioned2022-09-22T23:58:48Z-
dc.date.available2022-09-22T23:58:48Z-
dc.date.issued2018-02-15-
dc.date.submitted2022-09-22-
dc.identifier.citationLIMA, Lucas Maciel de Andrade. Verificação do dimensionamento dos tubos e conexões da passarela pênsil da Ilha. 2018. 89 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46692-
dc.description.abstractO uso de estruturas com perfis metálicos tubulares vem crescendo consideravelmente desde o início do século no Brasil. Esse tipo de material apresenta vantagens estéticas – por permitir estruturas visualmente leves – e mecânicas, pois possui menor coeficiente de arrasto, além de maior resistência à compressão e, especialmente, à torção. Desta forma, é necessário que se tenha conhecimento deste tipo de seção para a maior eficiência das estruturas que utilizem perfis tubulares. Neste sentido, o trabalho visa verificar o dimensionamento dos tubos e das conexões da passarela na ilha Joana Bezerra, que liga a comunidade do Coque ao Fórum Rodolfo Aureliano, a fim de analisar a estabilidade estrutural e as condições de serviço do equipamento público. Esse tipo de trabalho é de grande importância para garantir a qualidade da construção, dando maior segurança ao cliente (no caso, os cidadãos) e propondo as melhorias necessárias. A passarela em estudo tem a peculiaridade de ser uma ponte pênsil, suspensa por cabos substituídos por tubos metálicos, o que proporcionou uma instalação rápida com arquitetura agradável. A partir das plantas do projeto, modelou-se a estrutura da passarela no programa SAP2000, com os carregamentos obtidos das normas ABNT aplicáveis. Do programa, obtiveram-se as solicitações em cada tubo, sendo suas resistências verificadas de acordo com a norma NBR 8800/2008. Para a verificação das conexões, utilizou-se o software HSS_CONNEX. Algumas simplificações foram necessárias, devido à geometria pouco usual de alguns nós. Para a verificação dos estados limites de serviço, o SAP2000 fornece os resultados de deslocamentos da estrutura e possibilita a realização de uma análise modal para o estudo do comportamento dinâmico. Pôde-se observar que a passarela se encontra em boas condições de estabilidade, visto que os tubos e conexões utilizados têm resistência suficiente para suportar os esforços solicitantes. Provou-se ainda que possui condições adequadas de serviço, apresentando flechas aceitáveis, porém com a necessidade de análise mais detalhada quanto à vibração vertical do piso.pt_BR
dc.format.extent89p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia Civilpt_BR
dc.subjectPerfil tubularpt_BR
dc.subjectPassarelapt_BR
dc.subjectPonte pênsilpt_BR
dc.subjectDimensionamentopt_BR
dc.titleVerificação do dimensionamento dos tubos e conexões da passarela pênsil da Ilha Joana Bezerrapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coARAÚJO, Ézio da Rocha-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8589635923402259pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1953612357623612pt_BR
dc.description.abstractxThe use of steel structures with hollow sections has been growing considerably since the beginning of the century in Brazil. This type of element presents esthetical advantages – by leading to visually light structures – and mechanical advantages, due to its smaller drag coefficient and greater compression and, specially, torsional strength. Therefore, it is necessary to have knowledge of this type of cross section in order to obtain more efficiency on the structures which use hollow structural sections. Thus, the present work aims to verify the design of the tubes and connections of the footbridge in Joana Bezerra island, which connects the Coque community to the Forum Rodolfo Aureliano, in order to analyze the structural stability and the service conditions of the public good. This kind of work is of great importance to guarantee the quality of the building, providing safety to the client (in this case, the citizens) and proposing the necessary improvements. The footbridge under study has the peculiarity of being a suspended bridge, suspended by cables replaced by structural steel tubes, what provided a fast installation with pleasant architecture. From the project drawings, the pedestrian bridge structure was modeled in the program SAP2000, with the loadings obtained from the ABNT standards. The loads on each tube were obtained from the program, and their strengths were verified in accordance with de standard NBR 8800/2008. To verify the connections, the software HSS_CONNEX was used. Some simplifications were required, as a result of the unusual geometry of some joints. To verify the service limit states, the SAP2000 provides the results of displacements of the structure and allows a modal analysis to be run to study its dynamic behavior. It was observed that the footbridge is in good structural conditions, since the structural tubes and connections in use have enough strength to carry the loads. It has also been proved that the structure presents adequate service conditions, with acceptable deformations, but in need of a detailed analysis regarding the floor vertical vibration.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DECV) - Departamento de Engenharia Civil pt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3628800246349427pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Civil e Ambiental



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