Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46660

Share on

Title: Análise não linear de um bloco de estacas: estudo do efeito de sombra utilizando os multiplicadores-p
Authors: JUSTINIANO, Ileana Nóbrega
Keywords: Engenharia Civil; Análise não linear; Bloco de estacas; Curvas p-y; Curvas q-z; Curvas t-z; Interação solo- estrutura; Efeito de sombra
Issue Date: 2-Feb-2017
Citation: JUSTINIANO, Ileana Nóbrega. Análise não linear de um bloco de estacas: estudo do efeito de sombra utilizando os multiplicadores-p. 2017. 81 f. TCC (Doutorado) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.
Abstract: A fim de avaliar a influência do efeito de sombra sobre os deslocamentos das estacas, foi realizado neste trabalho um estudo de um bloco de estacas 3x3 utilizando o modelo discreto para representar a reação do solo. A simulação foi feita a partir de dois métodos diferentes: o primeiro, e mais comum, é baseado no comportamento elástico e linear (modelo de Winkler) utilizando a ferramenta computacional STRAP 2016, já o segundo consistiu de uma análise não linear do solo a partir de curvas de transferência de cargas denominadas de p-y, t-z e q-z através do programa computacional FB-Multipier. Neste segundo, ainda foram inseridos os multiplicadores-p para considerar o efeito de sombra em blocos de estacas espaçadas a uma distância de 3D, 5D e 7D. Os resultados obtidos para os dois métodos foram comparados a fim de avaliar a importância da consideração do efeito de sombra no dimensionamento estrutural. Verificou-se que para pequenos carregamentos os dois métodos apresentam resultados bem próximos, no entanto a medida que o carregamento aumenta surgem discrepâncias e estas são maiores quanto menor for o espaçamento entre as estacas do bloco.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46660
Appears in Collections:(TCC) - Engenharia Civil e Ambiental



This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons