Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46623

Compartilhe esta página

Título: Estimativa de níveis de cheia em dois canais na planície de Recife por ocasião de chuvas torrenciais levando em conta elevação do nível do mar devido às mudanças climáticas.
Autor(es): FONSECA NETO, Gastão Cerquinha da
Palavras-chave: Aquecimento global; Drenagem urbana; Hec-ras; Inundações urbanas
Data do documento: 12-Jan-2017
Citação: FONSECA NETO, Gastão Cerquinha da. Estimativa de níveis de cheia em dois canais na planície de Recife por ocasião de chuvas torrenciais levando em conta elevação do nível do mar devido às mudanças climáticas. 2017. 48 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.
Abstract: Recife possui diversos riachos espalhados pela sua planície, dentre eles encontram-se os riachos Cavouco e Parnamirim, ambos tributários do rio Capibaribe. Dada a proximidade com o mar, em geral, esses riachos estão sujeitos à variabilidade diária do nível das marés. O uso de ferramentas computacionais permitiu-nos chegar a uma estimativa de como as alterações climáticas podem prejudicar o escoamento das águas pluviais, gerando alagamentos. Os resultados mostraram variações de até 2,20m no nível dos riachos, em situações como na abertura das comportas da barragem de Carpina. Concluímos que o aumento do nível médio dos mares influenciará nos níveis normais da drenagem dos riachos Parnamirim e Cavouco.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46623
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Civil e Ambiental



Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons