Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46560

Compartilhe esta página

Título: Estudo da assembleia de peixes do arquipélago de São Pedro e São Paulo com o uso de estação remota de vídeo subaquático com isca (BRUVS)
Autor(es): ALCANTARA, Rafael Abdul Khalek de
Palavras-chave: Oceanografia; Ictiofauna; Elasmobrânquios; Comportamento; Conservação; AMP
Data do documento: 29-Nov-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ALCANTARA, Rafael Abdul Khalek de. Estudo da assembleia de peixes do arquipélago de São Pedro e São Paulo com o uso de estação remota de vídeo subaquático com isca (BRUVS). 2021. Dissertação (Mestrado em Oceanografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Um total de 35 lançamentos de Estações de vídeo subaquáticas com iscas (BRUVS) foram realizados no Arquipélago de São Pedro e São Paulo (ASPSP) para avaliar a abundância, diversidade e comparar a distribuição espacial da comunidade local de peixes, e também, descrever preliminarmente o comportamento dos elasmobrânquios. Cerca de 2.700 minutos de vídeos foram gravados em águas de até 30 metros de profundidade. Um total de 2.991 indivíduos foram contabilizados, pertencentes a 6 ordens, 10 famílias e 19 espécies, sendo quatro espécies de elasmobrânquios e 15 de teleósteos. Análises multivariadas indicaram um diferente uso da área entre as espécies de peixes do lado oeste e leste. Segregação interespecífica entre elasmobrânquios C. falciformis e C. galapagensis foi também visualizada, além de uma provável segregação sexual intraespecífica para C. falciformis. Os comportamentos dos elasmobrânquios contabilizam o total de 2.867 registros em 483.4 minutos de gravação. O comportamento de cautela (1.624 registros e 267 minutos) foi predominante nos elasmobrânquios. Embora ainda existam lacunas sobre o comportamento de peixes na natureza, o uso de BRUVS em um ecossistema insular ocorreu de forma bastante satisfatória, sendo um método de monitoramento continuo para as espécies registradas no presente estudo. Além disso, a ictiofauna e o seu comportamento registrado pelo BRUVS são importantes para avaliar a efetividade da gestão da Área Marinha Protegida, adicionando assim informações relevantes para explorar de maneira sustentável ou integralmente proteger o ASPSP e as áreas adjacentes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46560
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Oceanografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Rafael Abdul Khalek de Alcantara.pdf8,95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons