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Título: Contribuições do PIBID Diversidade para a prática docente : um olhar sobre as considerações de professoras indígenas de Pernambuco.
Autor(es): ALMEIDA, Maria Mannuella Santos de
Palavras-chave: Professores – Formação - Pernambuco; Bolsas de estudo – Pernambuco; Educação e Estado – Pernambuco; Professoras indígenas - Pernambuco; Pedagogia culturalmente relevante – Pernambuco; Multiculturalismo - Pernambuco
Data do documento: 8-Jul-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ALMEIDA, Maria Mannuella Santos de. Contribuições do PIBID Diversidade para a prática docente: um olhar sobre as considerações de professoras indígenas de Pernambuco. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: A promulgação da Constituição Federal do Brasil em 1988 admitiu a possibilidade de ruptura com a perspectiva assimilacionista e integracionista que objetivava integrar os indígenas à sociedade nacional, considerando esses povos como etnias sujeitas ao desaparecimento. No âmbito da educação, o período pós-constituição possibilitou a criação de novas leis e normas que visam garantir uma educação escolar indígena específica, intercultural, e bilíngue, com organização, ordenamentos e estruturas próprias. Dentre os processos de escolarização dos povos indígenas, há também a preocupação em oferecer para os professores e professoras indígenas acesso à uma formação específica e diferenciada. Em Pernambuco, a formação de professores e professoras indígenas foi e é objeto central de debates e ações do próprio movimento indígena, discussões que se fortalecem principalmente a partir da criação da Comissão de Professores Indígenas de Pernambuco (COPIPE), que têm requerido espaços e experiências de formação que contribuam com a formação de professoras e professores aliados aos projetos societários de cada povo. A presente dissertação discutiu as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para a Diversidade (PIBID-DIVERSIDADE) para a prática docente dos professores/as indígenas em Pernambuco, especificamente, aos egressos do subgrupo de trabalho “Processos próprios de ensino e aprendizagem”. O subgrupo de trabalho citado atendeu a professoras em formação inicial do Povo Tuxá e do Povo Kapinawá. A pesquisa teve como objetivo principal compreender quais as contribuições do Programa para a prática docente dos professores e professoras indígenas, a vinculação ao programa se deu na Licenciatura Intercultural Indígena na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no Centro Acadêmico do Agreste (CAA). A pesquisa evidenciou que o programa se constituiu como um processo formativo inclinado à uma pedagogia decolonial e contribuiu para a melhoria das práticas docentes das professoras. E de um modo mais amplo, também para a educação escolar indígena.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46505
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

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