Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46505
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FEITOSA, Saulo Ferreira | - |
dc.contributor.author | ALMEIDA, Maria Mannuella Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-16T12:35:34Z | - |
dc.date.available | 2022-09-16T12:35:34Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-08 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Maria Mannuella Santos de. Contribuições do PIBID Diversidade para a prática docente: um olhar sobre as considerações de professoras indígenas de Pernambuco. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46505 | - |
dc.description.abstract | A promulgação da Constituição Federal do Brasil em 1988 admitiu a possibilidade de ruptura com a perspectiva assimilacionista e integracionista que objetivava integrar os indígenas à sociedade nacional, considerando esses povos como etnias sujeitas ao desaparecimento. No âmbito da educação, o período pós-constituição possibilitou a criação de novas leis e normas que visam garantir uma educação escolar indígena específica, intercultural, e bilíngue, com organização, ordenamentos e estruturas próprias. Dentre os processos de escolarização dos povos indígenas, há também a preocupação em oferecer para os professores e professoras indígenas acesso à uma formação específica e diferenciada. Em Pernambuco, a formação de professores e professoras indígenas foi e é objeto central de debates e ações do próprio movimento indígena, discussões que se fortalecem principalmente a partir da criação da Comissão de Professores Indígenas de Pernambuco (COPIPE), que têm requerido espaços e experiências de formação que contribuam com a formação de professoras e professores aliados aos projetos societários de cada povo. A presente dissertação discutiu as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para a Diversidade (PIBID-DIVERSIDADE) para a prática docente dos professores/as indígenas em Pernambuco, especificamente, aos egressos do subgrupo de trabalho “Processos próprios de ensino e aprendizagem”. O subgrupo de trabalho citado atendeu a professoras em formação inicial do Povo Tuxá e do Povo Kapinawá. A pesquisa teve como objetivo principal compreender quais as contribuições do Programa para a prática docente dos professores e professoras indígenas, a vinculação ao programa se deu na Licenciatura Intercultural Indígena na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no Centro Acadêmico do Agreste (CAA). A pesquisa evidenciou que o programa se constituiu como um processo formativo inclinado à uma pedagogia decolonial e contribuiu para a melhoria das práticas docentes das professoras. E de um modo mais amplo, também para a educação escolar indígena. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Professores – Formação - Pernambuco | pt_BR |
dc.subject | Bolsas de estudo – Pernambuco | pt_BR |
dc.subject | Educação e Estado – Pernambuco | pt_BR |
dc.subject | Professoras indígenas - Pernambuco | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia culturalmente relevante – Pernambuco | pt_BR |
dc.subject | Multiculturalismo - Pernambuco | pt_BR |
dc.title | Contribuições do PIBID Diversidade para a prática docente : um olhar sobre as considerações de professoras indígenas de Pernambuco. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3258309720303146 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7755039016472671 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAA | pt_BR |
dc.description.abstractx | The promulgation of the Federal Constitution of Brazil in 1988 admitted the possibility of breaking with the assimilationist and integrationist perspective that aimed to integrate indigenous peoples into national society, considering these peoples as ethnic groups subject to disappearance. In the field of education, the post-constitution period allowed the creation of new laws and norms that aim to guarantee a specific, intercultural, and bilingual indigenous school education, with its own organization, ordering and structures. Among the schooling processes of indigenous peoples, there is also a concern to offer to indigenous teachers access to specific and differentiated training. In Pernambuco, the training of indigenous teachers was and is a central object of debates and actions by the own indigenous movement, discussions that have been strengthened mainly by the creation of the Indigenous Teachers' Commission of Pernambuco (COPIPE), which has required spaces and experiences of formation that contribute to the formation of teachers allied to the societal projects of each people. This dissertation discussed the contributions of the Institutional Scholarship Program for Initiation to Teaching for Diversity (PIBID-DIVERSIDADE) to the teaching practice of indigenous teachers in Pernambuco, specifically, to the graduates of the sub-working group “Proper processes of teaching and learning”. The aforementioned work subgroup assisted teachers in initial training from the Tuxá and Kapinawá people. The main objective of the research was to understand the Program's contributions to the teaching practice of indigenous teachers, the link to the program took place in the Indigenous Intercultural Licentiate at the Federal University of Pernambuco (UFPE) at the Academic Center of Agreste (CAA). The research showed that the program was constituted as a training process leaning towards a decolonial pedagogy and contributed to the improvement of teachers' teaching practices. And in a broader way, also for indigenous school education. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Maria Mannuella Santos de Almeida.pdf | 1,79 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons