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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46250

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSIMÕES-BORGIANI, Danielle Silva-
dc.contributor.authorMAYRINCK, Pedro Henrique Sobral de Souza Azevedo-
dc.date.accessioned2022-09-08T13:48:02Z-
dc.date.available2022-09-08T13:48:02Z-
dc.date.issued2021-12-17-
dc.identifier.citationMAYRINCK, Pedro Henrique Sobral de Souza Azevedo. Desenhos industriais no mercado da moda pernambucano: uma análise do conhecimento e experiência de 10 empresas à proteção legal. 2021. Dissertação (Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46250-
dc.description.abstractO setor têxtil e de confecções presente no Estado de Pernambuco, distribuído na região metropolitana da capital e na região agreste, possui níveis de atenção à propriedade intelectual (PI) e, principalmente, aos desenhos industriais (DI), aquém do potencial inovador da localidade, de modo que tal discrepância tornou-se promotora desta pesquisa. Estima-se que haja no respectivo recorte geográfico mais de 14 mil empreendimentos com mais de 100 mil pessoas diretamente envolvidas, atraindo consumidores de diversas regiões do país pela qualidade e expressividade dos produtos ali desenvolvidos (NTCPE, 2015?). Haja vista o reconhecimento dos potenciais criativos do Estado para o mercado da moda e o incentivo público para promover políticas de inovação em novas empresas dentro das indústrias criativas, o objetivo geral deste trabalho constituirá na observação e análise da experiência destes negócios sobre a tutela legal de suas criações através dos Desenhos Industriais e dos oriundos proveitos derivados desta. Para tanto, serão percorridos conteúdos de PI através de revisão bibliográfica e legislação pátria; análise qualitativa dos dados socioeconômicos regionais e nacionais do setor têxtil e de confecções; realização de mapeamento e ações anteriores da disseminação da PI nos locais observados; seleção de empresas pernambucanas com produção de moda autoral realizada ou gerida por designer; e coleta de dados por meio da elaboração e aplicação de entrevista semiestruturada. Pretende-se que tais análises demonstrem aspectos comportamentais das novas empresas, as quais sejam oferecidas ações e suporte permanentes para estimular e fortalecer a PI e o DI para o setor da moda no Estado pernambucano, bem como impulsionar os potenciais regionais de inovação.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPropriedade intelectualpt_BR
dc.subjectModapt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.titleDesenhos industriais no mercado da moda pernambucano : uma análise do conhecimento e experiência de 10 empresas à proteção legalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1919727490719569pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3761636804482633pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovaçãopt_BR
dc.description.abstractxThe textile and apparel sector present in the State of Pernambuco, distributed in the metropolitan region of the capital and in the rural region, has levels of attention to intellectual property (IP) and, mainly, to industrial designs (ID), below the innovative potential of the locality, so that such discrepancy became a promoter of this research. It is estimated that in the respective geographic area there are more than 14 thousand enterprises with more than 100 thousand people directly involved, attracting consumers from different regions of the country due to the quality and expressiveness of the products developed there (NTCPE, 2015?). Given the recognition of the State's creative potential for the fashion market and the public incentive to promote innovation policies in new companies within the creative industries, the general objective of this work will be to observe and analyze the experience of these businesses under the legal protection of its creations through Industrial Designs and the proceeds derived from it. For that, IP contents will be covered through bibliographical review and national legislation; qualitative analysis of regional and national socioeconomic data from the textile and apparel sector; carrying out mapping and previous actions of the dissemination of IP in the observed places; selection of companies from Pernambuco with production of authorial fashion carried out or managed by a designer; and data collection through the preparation and application of semi-structured interviews. It is intended that such analyzes demonstrate behavioral aspects of new companies, which are offered actions and permanent support to stimulate and strengthen IP and ID for the fashion sector in the State of Pernambuco, as well as boost regional innovation potential.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação

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