Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46006

Share on

Title: Produção do Trabalho de Conclusão do Ensino Fundamental : algumas ações propositivas
Authors: SILVA, Sheysiane Taynan Gomes Florêncio da
Keywords: Escrita; Argumentação; Gênero; Ensino; TCF
Issue Date: 6-Oct-2021
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: SILVA, Sheysiane Taynan Gomes Florêncio da. Produção do Trabalho de Conclusão do Ensino Fundamental: algumas ações propositivas. 2021. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: O ensino da produção textual na escola têm se mostrado um desafio para professores, principalmente para aqueles que atuam no 9o ano do Ensino Fundamental na rede pública de ensino estadual de Pernambuco, uma vez se deparam com o desafio de preparar seus alunos para a produção de um Trabalho de Conclusão de Ensino Fundamental (TCF). Sabendo, então, da importância de colaborarmos com esse processo de escrita, propomos este estudo qualitativo, de caráter intervencionista, que tem como objetivo contribuir com a produção escrita do gênero TCF, como também cooperar com o desenvolvimento dos recursos argumentativos, considerando estratégias de defesa de tese, argumentação e contra-argumentação, bem como recursos e estratégias argumentativas. Além de ajudá-los a ampliar o olhar crítico, questionador e o posicionamento diante dos temas que seriam pesquisados. Para tanto, fundamentamo-nos em estudiosos como Dolz, Gagnon, Decândio (2010), Bunzen (2006), Silva (2019), Ruiz (2018) e outros para refletirmos sobre concepções de produção escrita, ensino, avaliação e revisão e nos apoiamos nas discussões sobre argumentação propostas por Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005) e Koch e Elias (2009, 2018), dentre outros autores. Sobre a concepção interacionista do gênero, apresentamos as contribuições de Bakhtin (2018), Marcuschi (2011, 2010) e outros. Como proposta didática intervencionista, utilizamos uma sequência didática adaptada de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Este estudo pretende trazer contribuições metodológicas para o trabalho com o gênero TCF, a respeito do qual as informações ainda são incipientes, e preparar os alunos para produções textuais de caráter formal e/ou argumentativo na escola e fora dela.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46006
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Sheysiane Taynan Gomes Florêncio da Silva.pdf2,33 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons