Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45997
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BUNZEN JÚNIOR, Clécio dos Santos | - |
dc.contributor.author | SILVEIRA, Soraya Pedrosa Bezerra Borba da | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-26T15:28:17Z | - |
dc.date.available | 2022-08-26T15:28:17Z | - |
dc.date.issued | 2020-08-28 | - |
dc.identifier.citation | SILVEIRA, Soraya Pedrosa Bezerra Borba da. O processo de implementação de um Projeto de Letramento: desafios e possibilidades para formação de leitores. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45997 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa-ação, inscrita no âmbito do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), tem por objetivo principal refletir sobre as condições de implantação de um projeto de ensino que permite desenvolver práticas sociais de escrita a partir de situações reais de linguagem. Para isso, procurou-se discutir o (re)planejamento e a implementação da Metodologia de Projeto que envolve a resolução de problemas locais e relacionados ao uso da leitura de textos literários por uma comunidade de leitores específica e situada. Ao mesmo tempo, refletiu-se sobre os desafios e as (im)possibilidades para realização de um Projeto de Letramento em determinados contextos. Concernente às origens da Pedagogia de Projetos, seus princípios e a aplicabilidade da Pedagogia de Letramento nos apoiamos em Hernández e Ventura (1994), Kleiman e Moraes (2002), Prado (2005), Barbosa e Horn (2008), Jolibert (2009) e Suassuna, Melo e Coelho (2006). Como aporte teórico-metodológico, a pesquisa se apoiou nos Estudos do Letramento e/ou Novos Estudos do Letramento (KLEIMAN, [1995]2014; STREET, 2014) que investiga a escrita com base em seus usos reais, configurados em práticas sociais ou atividades comunicativas de leitura e de escrita presentes na vida cotidiana dos indivíduos. Essa pesquisa, de natureza qualitativa e interpretativa, analisou as práticas sociais de leitura e escrita produzidas por uma turma do 9o ano do Ensino Fundamental de uma Escola da Rede Estadual de Ensino, realizadas no segundo semestre de 2019. Planejou-se e executou-se um projeto didático organizado temporalmente em três etapas. O projeto em análise partiu de uma problemática sobre o fechamento da biblioteca escolar, instigando os jovens a pensar sobre o papel de tal espaço escolar, assim como de suas práticas de leitura. Por meio das atividades do projeto, foi possível conhecer representações e percepções dos jovens sobre a biblioteca escolar, assim como sobre algumas de suas práticas de leitura literária na esfera escolar. Do ponto de vista de uma pesquisa-ação, o projeto também provocou reflexões sobre a prática docente da professora-pesquisadora com destaque para: as (im)possibilidades de um trabalho adequado com a pedagogia de projetos, a importância do trabalho coletivo na escola e uma proposta de trabalho que envolva, cada vez mais, os jovens no trabalho com leitura e produção textual na esfera escolar no intuito de ampliar suas práticas de letramento. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Projeto de Letramento | pt_BR |
dc.subject | Leitura literária | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua materna | pt_BR |
dc.title | O processo de implementação de um Projeto de Letramento : desafios e possibilidades para formação de leitores | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0518246436314142 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3757050031013762 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Letras (Profletras) | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present action research, registered in the scope of the Languages Professional Master’s (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS), has as main objective to reflect on the conditions of implantation of a teaching project that allows to develop social practices of writing from real situations of language. For this, it was necessary to discuss a new planning and implementation of the Project Methodology which work out local problems related to the use of reading literary texts by a specific and situated community of readers. At the same time, it reflected on the challenges, possibilities and impossibilities for carrying out a Literacy Project in situated contexts. Concerning the origins of the Project Pedagogy, its principles and the applicability of Literacy Pedagogy, we rely on Hernández and Ventura (1994); Kleiman and Moraes (2002); Prado (2005), Barbosa and Horn (2008); Jolibert (2009);and Suassuna, Melo & Coelho (2006).As a theoretical-methodological contribution, the research was based on Literacy Studies and/ or New Literacy Studies (KLEIMAN, [1995] 2014; STREET, 2014) which investigates writing based on its real uses, configured in social practices or activities communicative reading and writing skills present in the daily lives of individuals. This research, with qualitative and interpretative nature, analyzed the social practices of reading and writing produced by 9th grade Elementary School in a State School carried out in the second semester of 2019. A didactic project was temporally planned, executed and organized in three stages. The project under analysis started from a problem about the closure of the school library, encouraging young students to think about school space, as well as their reading practices. Through the activities of the project, it was possible to learn about representations and perceptions from young students about the school library, as well as about some of their literary reading practices in the school sphere. From the point of view of action research, the project also provoked reflections on the teaching practice of the teacher-researcher with emphasis on: the possibilities and impossibilities of an adequate work with the pedagogy of projects, the importance of collective work at school and a work proposal that increasingly involves young students at work with reading and textual production in the school sphere in order to expand their literacy practices. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Soraya Pedrosa Bezerra Borba da Silveira (1).pdf | 7,28 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons