Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45920

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Mario de Faria-
dc.contributor.authorPAVÃO, Maria Rita Barbosa Piancó-
dc.date.accessioned2022-08-24T14:59:01Z-
dc.date.available2022-08-24T14:59:01Z-
dc.date.issued2022-02-24-
dc.identifier.citationPAVÃO, Maria Rita Barbosa Piancó. Pedagogias sensientes da memória: caminhos possíveis a partir do encontro com as arpilleras chilenas. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45920-
dc.description.abstractEste estudo reflete em que medida é possível cogitar propostas pedagógicas sensíveis de rememoração a partir das afet(o)ações provocadas pelo encontro com as arpilleras chilenas. Os bordados produzidos pelas mulheres arpilleristas durante a ditadura militar do Chile são articulados enquanto testemunhos que, em diálogo com as reflexões teóricas advindas dos estudos sobre sensibilidade, memória, experiência e imaginário, apontam para pensar o que denominamos de pedagogias sensientes da memória. O texto contém momentos e paradas, recursos metafóricos que transmitem a potência epistêmica do (des)caminhar pelas afet(o)ações provocadas pelo encontro. As ideias de Benjamin (1987; 2009; 2019), Durand (2012; 2014), Butler (2015; 2018; 2019), Maffesoli (1998; 2014; 2018), Ostrower (2014), Larrosa (2002; 2003; 2014), Bosi (1979), Deleuze e Guattari (1995), Adorno (2011) e Josso (2004), sobretudo, orientam a cartografia. As pistas que levam às pedagogias sensientes da memória sugerem a sensibilidade como forma de aproximação às narrativas das Outras, passível de utilização enquanto instrumento e fonte do saber. De maneira específica, a potência sensível e simbólica contida nas expressões artísticas é considerada potencialidade criativa, criadora e anamnética que favorece a transmissão. Pelo caráter testemunhal que assumem, as arpilleras servem, a estas pedagogias, como demonstração dos processos (trans)formativos que envolvem a rememoração.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJunta - Chilept_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectSensibilidade (Traço da personalidade)pt_BR
dc.subjectDiálogos imagináriospt_BR
dc.titlePedagogias sensientes da memória : caminhos possíveis a partir do encontro com as arpilleras chilenaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCARDOSO, Fernando da Silva-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3223248834046836pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9631923493264179pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAApt_BR
dc.description.abstractxThis study reflects to what extent it is possible to consider sensitive pedagogical proposals for remembrance from the affective actions provoked by the encounter with the Chilean arpilleras. The embroideries produced by arpilleristas during the military dictatorship in Chile are articulated as testimonies that, in dialogue with the theoretical reflections arising from studies on sensitivity, memory, experience and imagination, point to reflections about what we call sensitive pedagogies of memory. The text contains moments and breaks, metaphorical resources that convey the epistemic potency of (un)walking through the affect(o)actions provoked by the encounter. The ideas of Benjamin (1987; 2009; 2019), Durand (2012; 2014), Butler (2015; 2018; 2019), Maffesoli (1998; 2014; 2018), Ostrower (2014), Larrosa (2002; 2003; 2014) , Bosi (1979), Deleuze and Guattari (1995), Adorno (2011) and Josso (2004), above all, guide the cartography. The clues that lead to sensitive pedagogies of memory suggest sensitivity as a way of approaching the narratives of the Others, capable of being used as an instrument and source of knowledge. Specifically, the sensitive and symbolic power contained in artistic expressions is considered creative, creative and anamnetic potentiality that favors transmission. Due to the testimonial character they assume, the arpilleras serve, to these pedagogies, as a demonstration of the (trans)formative processes that involve remembrance.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1087934915290279pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Maria Rita Barbosa Piancó Pavão.pdf9,4 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons