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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45911

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Título: Influência dos jogos e brincadeiras ativos na cognição de crianças : uma revisão sistemática
Autor(es): NASCIMENTO, Tárcio Amancio do
Palavras-chave: Jogos e brinquedos; Cognição; Criança
Data do documento: 29-Abr-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: NASCIMENTO, Tárcio Amancio do. Influência dos jogos e brincadeiras ativos na cognição de crianças: uma revisão sistemática. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Os jogos e brincadeiras são uma estratégia para auxiliar no desenvolvimento cognitivo para o público infantil. Diversas aplicações destas atividades podem ser identificadas em pesquisas, como a sua utilização para promoção da atividade física. Na literatura não foi identificada uma revisão sistemática sobre os impactos desta vivência na cognição de crianças. Também ainda é presente lacunas sobre os efeitos e associações dos jogos e brincadeiras ativos na cognição de crianças. Assim o objetivo desta revisão sistemática é sintetizar os conhecimentos sobre a influência dos jogos e brincadeiras ativos na cognição de crianças. As bases de dados empregadas neste estudo foram: Lilacs, PsycINFO, Pubmed, Scielo e Scopus. Foram incluídos estudos com crianças que utilizaram jogos e brincadeiras ativos com delineamento observacional ou experimental. Para avaliar a qualidade dos artigos foi utilizada a RoB 2: a revised tool for assessing risk of bias in randomised trials. Nesta revisão cinco estudos foram incluídos a partir dos critérios de elegibilidade. Todos os estudos apresentaram delineamento experimental, mais especificamente, dois estudos foram do tipo Cluster realizados de forma crônica e três estudos com desenho Crossover com intervenções aguda. Como resultados, foi verificado que três estudos apresentaram efeitos positivos dos jogos e brincadeiras na atenção, controle inibitório e tempo de reação de crianças. Em relação à qualidade metodológica dos estudos analisados é necessária uma melhor descrição e utilização do processo de alocação da randomização, maior cuidado na análise de dados e evitar múltiplas avaliações para uma única variável. Podemos concluir que os jogos e brincadeiras ativos podem gerar efeito para a atenção e funções executivas de crianças. Contudo, mais estudos são necessários para uma melhor compreensão da relação de parâmetros como intensidade, duração e tipos de atividades com as respostas cognitivas de crianças.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45911
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Física

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