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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45911

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCOSTA, André dos Santos-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Tárcio Amancio do-
dc.date.accessioned2022-08-24T13:55:49Z-
dc.date.available2022-08-24T13:55:49Z-
dc.date.issued2022-04-29-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Tárcio Amancio do. Influência dos jogos e brincadeiras ativos na cognição de crianças: uma revisão sistemática. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45911-
dc.description.abstractOs jogos e brincadeiras são uma estratégia para auxiliar no desenvolvimento cognitivo para o público infantil. Diversas aplicações destas atividades podem ser identificadas em pesquisas, como a sua utilização para promoção da atividade física. Na literatura não foi identificada uma revisão sistemática sobre os impactos desta vivência na cognição de crianças. Também ainda é presente lacunas sobre os efeitos e associações dos jogos e brincadeiras ativos na cognição de crianças. Assim o objetivo desta revisão sistemática é sintetizar os conhecimentos sobre a influência dos jogos e brincadeiras ativos na cognição de crianças. As bases de dados empregadas neste estudo foram: Lilacs, PsycINFO, Pubmed, Scielo e Scopus. Foram incluídos estudos com crianças que utilizaram jogos e brincadeiras ativos com delineamento observacional ou experimental. Para avaliar a qualidade dos artigos foi utilizada a RoB 2: a revised tool for assessing risk of bias in randomised trials. Nesta revisão cinco estudos foram incluídos a partir dos critérios de elegibilidade. Todos os estudos apresentaram delineamento experimental, mais especificamente, dois estudos foram do tipo Cluster realizados de forma crônica e três estudos com desenho Crossover com intervenções aguda. Como resultados, foi verificado que três estudos apresentaram efeitos positivos dos jogos e brincadeiras na atenção, controle inibitório e tempo de reação de crianças. Em relação à qualidade metodológica dos estudos analisados é necessária uma melhor descrição e utilização do processo de alocação da randomização, maior cuidado na análise de dados e evitar múltiplas avaliações para uma única variável. Podemos concluir que os jogos e brincadeiras ativos podem gerar efeito para a atenção e funções executivas de crianças. Contudo, mais estudos são necessários para uma melhor compreensão da relação de parâmetros como intensidade, duração e tipos de atividades com as respostas cognitivas de crianças.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogos e brinquedospt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.titleInfluência dos jogos e brincadeiras ativos na cognição de crianças : uma revisão sistemáticapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coDAMASCENO, Vinicius de Oliveira-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7587998432643663pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9846819271734920pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Fisicapt_BR
dc.description.abstractxPlay and games are a strategy to assist in cognitive development for children. Several applications of these activities can be identified in research, such as their use to promote physical activity. A systematic review on the impacts of this experience on children's cognition was not identified in the literature. There are also gaps about the effects and associations of games and active play on children's cognition. Thus, the objective of this systematic review is to synthesize the knowledge about the influence of games and active play on children's cognition. The databases used in this study were: Lilacs, PsycINFO, Pubmed, Scielo and Scopus. Studies with children who used games and active play with observational or experimental design were included. To assess the quality of the articles, the RoB 2 was used: a revised tool for assessing risk of bias in randomized trials. In this review, five studies were included based on the eligibility criteria. All studies had an experimental design, more specifically, two were of the Cluster type carried out chronically and three were of a Crossover design with acute interventions. As a result, it was found that three studies showed positive effects of games and play on children's attention, inhibitory control and reaction time. Regarding the methodological quality of the analyzed studies, a better description and use of the randomization allocation process, greater care in data analysis and avoiding multiple evaluations for a single variable are necessary. We can conclude that active games and play can have an effect on children's attention and executive functions. However, more studies are needed to better understand the relationship of parameters such as intensity, duration and types of activities with children's cognitive responses.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3253053787565027pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Física

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