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Título : História em quadrinhos digital : contribuições para o ensino de geometria na formação de professores que ensinam matemática.
Autor : LEITE, Nahara Morais
Palabras clave : Cultura Digital; Tecnologia Digital; Histórias em Quadrinhos; Professores – Formação Continuada; Geometria – Ensino; UFPE - Pós- graduação
Fecha de publicación : 4-mar-2022
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : LEITE, Nahara Morais. História em quadrinhos digital: contribuições para o ensino de geometria na formação de professores que ensinam matemática. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : As transformações culturais e sociais que vêm ocorrendo devido à intensidade crescente das Tecnologias Digitais, em especial no ambiente educacional, permitiram o surgimento de diversos recursos, como softwares e aplicativos, que seduzem os alunos. Logo, as Histórias em Quadrinhos estão sofrendo mudanças e adaptações diante da convergência digital. Atualmente, a produção de Quadrinhos Digitais está evoluindo, consideravelmente, indo desde os mais simples, transposição literais de suas versões impressas para a tela, até aquelas que investem em recursos multimidiáticos de alta complexidade. Acreditamos que os recursos tecnológicos podem colaborar com os processos de ensino e aprendizagem da Matemática, podendo potencializar e auxiliar na explanação do conteúdo, em especial, os de Geometria (SILVA e GAYESKI, 2018). Diante disso, nosso estudo objetivou analisar o uso de História em Quadrinhos Digitais (HQD) no ensino de Geometria da Educação Básica. O referencial teórico desta pesquisa está fundamentado nas seguintes temáticas: a Cultura Digital e o uso das Tecnologias Digitais na Educação, em especial, da formação continuada de professores que ensinam Matemática da Educação Básica e do Ensino de Geometria (LEMOS, 2020; CASTELLS, 2007; FIORENTINI e NACARATO, 2005; SANDES e MOREIRA, 2018; MENESES, 2007; SILVA e GAYESKI, 2018; BRASIL, 2017), como também, a origem das HQs e suas influências no Brasil e no mundo (VERGUEIRO; RAMOS e CHINEN, 2013; MOYA, 1993), abordando sobre as HQs no ambiente educacional (VERGUEIRO; RAMOS, 2020; NETO; SILVA, 2015) juntamente com as influências dos Quadrinhos Digitais (VIANNA; SETTON, 2004, FRANCO, 2009; MCCLOUD, 2006). Além de abordar os elementos essenciais para construção de uma HQ (EISNER, 2010; 1989; SOUZA, 2015). Este estudo caracteriza-se como pesquisa-formação (SANTOS, 2019) e tem natureza qualitativa, utilizamos como instrumento de coleta de dados questionários on-line, entrevistas semiestruturada, observação-participante e análise da produção das HQDs tanto pelos professores participantes do curso de formação como pelos alunos dos professores que ensinam Matemática baseado na Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). De acordo com a nossa questão de pesquisa, de que maneira o uso de HQD pode contribuir nas estratégias didáticas dos professores que ensinam Matemática para o ensino dos conteúdos de Geometria da Educação Básica?, podemos afirmar a partir dos resultados e discussões por meio das entrevistas semiestruturadas e as respostas dos questionários online perceber que a utilização e produção das HQDs pelos professores e por seus alunos contribuíram de forma significativa e contextualizada para o ensino e aprendizagem de conteúdos geométricos em várias etapas de ensino da Educação Básica. Além disso, observamos que as construções das HQDs conseguiram contemplar de forma criativa e comunicativa os conteúdos de Geometria associando com situações do cotidiano, buscando o leitor refletir sobre as falas e expressões corporais dos personagens desenvolvendo a interação entre a linguagem verbal e visual presente nas HQs. Contudo, acreditamos que nosso estudo contribuiu para ampliar as estratégias didáticas dos professores que ensinam Matemática utilizando o recurso das HQDs para melhorar a interação com seus alunos e sistematizar os conteúdos matemáticos, principalmente os de Geometria. E proporcionando aos alunos o engajamento e o protagonismo de produzir sua própria narrativa.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45358
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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