Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45337
Comparte esta pagina
Título : | Roteirização de frota de veículos com restrição de confiabilidade via algoritmos genéticos |
Autor : | OLIVEIRA, Andrea Pontual de |
Palabras clave : | Engenharia de Produção; Problema de Roteirização de Veículos (PRV); Algoritmos Genéticos (AG); Confiabilidade |
Fecha de publicación : | 16-dic-2009 |
Citación : | OLIVEIRA, Andrea Pontual de. Roteirização de frota de veículos com restrição de confiabilidade via algoritmos genéticos. 2009. 45 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Produção, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009. |
Resumen : | Neste trabalho, propõe-se um modelo de roteirização que leve em consideração a confiabilidade dos veículos, ou seja, sua probabilidade de falha ao longo da rota. Assim, além da restrição de capacidade dos veículos, inclui-se uma restrição de confiabilidade mínima permitida ao final da rota. Assume-se uma frota heterogênea de veículos, cada um com características próprias de capacidade, confiabilidade e custo, sendo o objetivo encontrar os roteiros que minimizem o custo total da empresa. Diante da complexidade do problema, desenvolve-se uma metodologia de otimização baseada em Algoritmos Genéticos (AG). Para adaptar os AG ao modelo desenvolvido, foram criados novos operadores de crossover e mutação, além de um novo método de inicialização. A metodologia de otimização é testada através de dois problemas de validação e, em seguida, aplicada a dois estudos de caso. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45337 |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Engenharia de Produção |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANDREA PONTUAL DE OLIVEIRA - ROTEIRIZACAO DE FROTA DE VEICULOS COM RESTRICAO DE CONFIABILIDADE VIA ALGORITMOS GENERICOS.pdf | 3,33 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons