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Título : A implantação de um sistema de gestão da qualidade, baseado na norma ISO 9001:2000, em uma empresa de fabricação de controladores elétricos e eletrônicos
Autor : PRIMO, Anne Kathleen da Silva
Palabras clave : Engenharia de Produção; Gestão da Qualidade; Norma ISO 9001; Controladores elétricos e Eletrônicos
Fecha de publicación : 10-jul-2008
Citación : PRIMO, Anne Kathleen da Silva. A implantação de um sistema de gestão da qualidade, baseado na norma ISO 9001:2000, em uma empresa de fabricação de controladores elétricos e eletrônicos. 2008. 53 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Produção, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Resumen : Nas últimas duas décadas, pôde-se acompanhar a busca das organizações por certificação do sistema de gestão da qualidade, baseada em normas internacionais, com o objetivo de acessar novos mercados, obter maior visibilidade e confiança da marca, criar uma imagem positiva de preocupação com a satisfação do cliente e buscar melhorias dos processos e produtos. Hoje, a implantação de um sistema de gestão da qualidade não reflete um diferencial competitivo e sim uma necessidade básica para continuidade das operações. Clientes, cada vez mais exigentes, colocam a responsabilidade e confiança da avaliação dos fornecedores em organismos independentes, auditoria de terceira parte, para minimizar os custos com inspeções, auditoria no fornecedor, entre outros. A proposta deste trabalho é apresentar a implantação de um sistema de gestão da qualidade baseado na NBR ISO 9001:2000, tendo como base a experiência em uma empresa de fabricação de controladores elétricos e eletrônicos, para auxiliar demais organizações no processo de implantação de tal sistema. Esta implementação foi realizada no período de 07/2005 a 05/2006 e acompanhada até dezembro de 2007. Os resultados alcançados levam o pesquisador a concluir que o sistema de gestão da qualidade aumenta o conhecimento dos processos pelos próprios gestores e diretores; conscientiza os funcionários - dos níveis intermediários e de chão de fábrica - do impacto do trabalho realizado no processo seguinte e na satisfação do cliente; impulsiona a criação de mecanismos de avaliação e acompanhamento dos processos, e sistematiza a busca de melhoria dentro da organização.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45325
Aparece en las colecciones: (TCC) - Engenharia de Produção



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