Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45279

Share on

Title: Análise ergonômica do levantamento manual de cargas baseadas na equação do NIOSHI: um estudo de caso numa indústria petroquímica
Authors: BARROS, Clarissa Rafaela Mendonça
Keywords: Ergonomia; Movimentação manual de carga; Equação do NIOSH; Engenharia de Produção
Issue Date: 9-Dec-2008
Citation: BARROS, Clarissa Rafaela Mendonça. Análise ergonômica do levantamento manual de cargas baseadas na equação do NIOSHI: um estudo de caso numa indústria petroquímica. 2008. 64 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Produção, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Abstract: O levantamento manual de cargas é um dos grandes impactadores do absenteísmo nas fábricas. Problemas de coluna, em alguns casos levando a invalidez, é o principal exemplo do que este tipo de trabalho pode causar ao trabalhador. As legislações vigentes no mundo, em sua grande parte, não são eficazes e expõem o trabalhador aos riscos pertinentes a este tipo de atividade. Hoje, contudo, as organizações buscam tornar o ambiente de trabalho um local mais saudável, preocupados com a qualidade de vida de seus funcionários e aumento da produtividade. A Ergonomia, como ciência que adéqua o trabalho às características do homem, possui ferramentas bastante eficazes com a finalidade de analisar e tratar situações como as que a movimentação manual de cargas gera para o homem. O método de análise de levantamento manual de cargas através da equação do National Institute for Occupational and Health (NIOSH) dimensiona multiplicadores horizontal, vertical, de repetitividade, entre outros no total de seis, e o índice de levantamento, parâmetros utilizados para definição da carga e do grau de risco ao qual o indivíduo está exposto. No presente estudo foi realizada uma análise de um posto de trabalho de uma fábrica de borracha, no qual é executado o transporte manual dos fardos de borracha da esteira às caixas, com base na equação do NIOSH. Com a aplicação do método pode-se verificar que os trabalhadores estão submetidos a uma carga oito vezes acima do recomendado. Por fim foram feitas sugestões para melhoria.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45279
Appears in Collections:(TCC) - Engenharia de Produção



This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons