Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45074
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Marcilio Ferreira dos | - |
dc.contributor.author | SILVA, Gildeir Avelino da | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-18T11:49:18Z | - |
dc.date.available | 2022-07-18T11:49:18Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-05 | - |
dc.date.submitted | 2022-07-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45074 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho surgiu a partir da curiosidade do autor em descobrir as dificuldades dos alunos do curso de licenciatura em matemática em assuntos elementares na disciplina de matemática. Após a leitura de diversos textos, revistas e artigos sobre tais assuntos, é possível notar que há uma intensa defasagem no ensino-aprendizagem nesta área de conhecimento que não deveria existir, visto que os mesmos já deveriam estar bem fixados na mente dos alunos nos anos anteriores, caso contrário, a não aprendizagem do conteúdo pode acarretar em dificuldades do discente ao entrar no ensino superior. Desta forma, esta pesquisa se dispõe a investigar e entender os obstáculos epistemológicos dos futuros docentes de matemática, para que se possa compreender os fatores que fazem com que o aluno do curso de licenciatura em matemática não tenha o devido aprendizado nos assuntos de matemática, com maior ênfase nas dificuldades de aprendizagem em conceitos básicos de função, como propriedades de funções injetivas, sobrejetivas e funções bijetoras. Na pesquisa, foi elaborado um formulário buscando encontrar algumas dessas respostas e a partir dos resultados foi feita uma análise minuciosa e discutida ao decorrer do trabalho. Trata-se de um estudo de campo descritivo com abordagem quanti-qualitativa na UFPE Campus Agreste na cidade de Caruaru-PE, entre fevereiro e maio de 2022, com participação de alunos licenciandos no curso de matemática. | pt_BR |
dc.format.extent | 45p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
dc.subject | Conceitos elementares | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Função injetora | pt_BR |
dc.subject | Função sobrejetora | pt_BR |
dc.subject | Função bijetora | pt_BR |
dc.title | ENSINO-APRENDIZAGEM DE CONCEITOS ELEMENTARES DE FUNÇÃO POR DISCENTES DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6605510533220352 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC GILDEIR FINALIZADO PDF.pdf | 355,29 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons