Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45069
Share on
Title: | O Agenciamento do professor de matemática na sala de aula da Educação de Jovens e Adultos. |
Authors: | SILVA, Letícia Raquel Frutuoso |
Keywords: | Ensino em Matemática; EJA; Agenciamento; Desejo; Experiência |
Issue Date: | 29-Apr-2022 |
Abstract: | A sala de aula é um território rico em subjetivações, pensando nisso, quisemos voltar nossos olhos para a sala de aula da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e refletir a luz da filosofia da Diferença sobre agenciamento, desejo e experiências. Através dos estudos dos teóricos como Deleuze e Guattari (2011), Rolnik (2011), Larrosa (2002) e Queiroz (2015), formulamos o problema de pesquisa: Como o agenciamento pode auxiliar o professor a despertar o desejo no aluno em aprender matemática? Entrevistamos três professores da EJA médio de três cidades do Agreste Pernambucano para compreendermos os agenciamentos que perpassam os professores de matemática na EJA e inspirada na cartografia da subjetividade humana (ROLNIK,1989) criamos um questionário com 20 perguntas dissertativas para nortear nossa investigação e estudamos sobre como a experiência pode ajudar os professores em sala de aula a despertarem o desejo dos alunos aprenderem matemática. Ao longo da pesquisa foi possível observamos a relação entre os conceitos de desejo, agenciamento e que a experiência é um ponto considerável quando se trata do desejo, pois a experiência é a despertadora do desejo. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45069 |
Appears in Collections: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ENVIAR ESSE DAQUI.pdf | 1,03 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License