Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44968
Share on
Title: | Estratégias que um grupo de professores de matemática adotou para cuidar de si frente às mudanças que ocorreram no ensino durante a pandemia da covid-19. |
Authors: | BESERRA, Igor Borges |
Keywords: | Pandemia; Ensino remoto; Professores; Cuidado de si |
Issue Date: | 10-May-2022 |
Citation: | BESERRA, Igor. Estratégias que um grupo de professores de matemática adotou para cuidar de si frente às mudanças que ocorreram no ensino durante a pandemia da COVID-19. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. |
Abstract: | Devido as medidas de proteção e isolamento social durante a pandemia da Covid-19, os professores tiveram que migrar do ambiente de ensino presencial para o ensino remoto, como consequência precisaram transformar seus lares em local de trabalho, adaptando assim sua prática docente ao uso das tecnologias. O trabalho passou a fazer parte integral da vida do professor, fazendo que eles tivessem dificuldade para administrar suas atividades para além do profissional. O que nos levou a querer pesquisar sobre como o cuidado de si pode contribuir com a docência. A pesquisa se desenvolveu a partir do seguinte questionamento: Que estratégias um grupo de professores de matemática do Agreste Pernambucano adotou para cuidar de si frente às mudanças que ocorreram no ensino durante a pandemia da Covid-19? Tendo como objetivo geral identificar as estratégias adotadas por esse grupo de professores nesse momento de mudanças. Para fundamentar a nossa discussão trouxemos autores como Bauman (2011), que nos permite refletir sobre as consequências do mundo líquido, e a fluidez dos dias atuais. Queiroz (2016), que relaciona as consequências dessa liquidez com a educação. E Feltrin e Batista (2020), que nos apresentam as consequências dessas mudanças no modo de trabalho e ensino dos professores, e trazem o cuidado de si em Foucault como alternativa para superar essas dificuldades, entre outros autores. Os dados para desenvolvimento da pesquisa foram obtidos a partir de um formulário on-line, composto por doze perguntas, que foi preenchida por cinco professores, após o término do prazo para envio das respostas, iniciamos as análises. Apesar das dificuldades relatadas pelos participantes da pesquisa, pudemos identificar que eles buscaram alternativas para cuidar de si, seja por meio de acompanhamento médico/psicológico, reorganização do tempo, valorização do ócio, mudança dos hábitos de alimentação e prática de exercícios. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44968 |
Appears in Collections: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC - IGOR BESERRA (VERSÃO FINAL).pdf | 343,18 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License