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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44872
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | SALES, Conceição Gislane Nóbrega Lima de | - |
dc.contributor.author | ARAÚJO, Jéssica Rafaela Vidal de | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-27T17:45:39Z | - |
dc.date.available | 2022-06-27T17:45:39Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-18 | - |
dc.date.submitted | 2022-05-18 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Jessica Rafaela Vidal de. Educação Infantil 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44872 | - |
dc.description.abstract | Nesta pesquisa buscamos levantar uma reflexão em torno da infância negra e a discussão étnico-racial nos espaços da educação infantil. Buscando destacar como o ambiente do CMEI trata os possíveis conflitos e discriminações raciais enfrentados nesse espaço e se nesta existem recursos, materiais pedagógicos e práticas propostas para combater essas discriminações e promover representações que possibilitem que as crianças negras construam afirmações positivas, diante de seus traços e características negras. Assim, objetivou-se compreender como essa discussão se insere nos espaços de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), da cidade de Santa Cruz do Capibaribe-PE, através de entrevistas semiestruturadas com duas docentes. Utilizando a abordagem qualitativa como procedimento metodológico, optando-se pela análise de conteúdo para a discussão dos dados. Para fundamentar as discussões teóricas em torno da questão étnico-racial e da infância negra, conversamos com alguns autores como Henik e Faria (2015) que abordam o contexto histórico da infância e infância negra. Acerca do ambiente da educação infantil e trato com a infância negra e a discussão étnico-racial, trazemos Cavalleiro (2014); Lima (2020) e Silva (2014) que mostram seus olhares em torno da escola acerca da temática. No que se refere à lei 10.639/03, Silva (2011) e Pinho (2012) abordam as tessituras que se encontram na lei, com a obrigatoriedade do ensino de história e cultura negra nos ambientes escolares. | pt_BR |
dc.format.extent | 26p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Infância negra | pt_BR |
dc.subject | Étnico-racial | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.title | Infância negra e a discussão étnico-racial no espaço da educação infantil. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8110858923692305 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | (CAA-NFD) Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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TCC Jéssica Rafaela.pdf | 230,15 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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