Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44823

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorARAÚJO, Alexandre Viana de-
dc.contributor.authorPIRES, Valéria Maria Barros-
dc.date.accessioned2022-06-20T18:14:38Z-
dc.date.available2022-06-20T18:14:38Z-
dc.date.issued2018-07-20-
dc.date.submitted2022-06-20-
dc.identifier.citationPIRES, Valéria Maria Barros. A formação política na educação de jovens e adultos: o caso do Projeto de Escola Zé Peão. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44823-
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo analisar como o Projeto de Escola Zé Peão- PEZP, contribui para a Formação Política dos seus educandos. Implantado desde 1990, o Projeto é uma iniciativa de educação de jovens e adultos- (EJA) que acontece por meio de uma parceria entre o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (SINTRICOM) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na cidade de João Pessoa- PB. O PEZP apresenta entre seus objetivos contribuir com a elevação do nível de escolaridade dos operários e promover a formação política dos mesmos. No que se refere aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa, através do método de estudo de caso, onde foi feita inicialmente um levantamento bibliográfico. Como fonte para a coleta dos dados foram realizadas análise dos documentos norteadores do PEZP, como também, entrevistas semi-estruturadas com os atores envolvidos diretamente na materialização do Projeto, os dados levantados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. De modo que os nossos resultados apontaram que a formação política é identificada no Programa do PEZP nos tópicos que tratam da: fundamentação teórica; o princípio da contextualização e nos objetivos do PEZP. Já as falas apontaram para o surgimento de três categorias: O Projeto como forma de levar a escolarização aos operários das obras e potencializando a luta sindical; mudança de comportamento dos participantes como alguns dos resultados a partir da entrada no Projeto e contribuições além dos elementos da escolarização. Pelas quais perpassam os aspectos da formação política.pt_BR
dc.format.extent51p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectPolítica e educaçãopt_BR
dc.subjectEducação - Finalidades e objetivospt_BR
dc.titleA formação política na educação de jovens e adultos: o caso do Projeto de Escola Zé Peão.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9132558703672501pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3321578996501111pt_BR
dc.description.abstractxThis paper aims to analyze how the Zé Peão School Project - PEZP, contributes to the Political Formation of its students. Implemented since 1990, the Project is an initiative for the education of young people and adults (EJA), which takes place through a partnership between the Union of Construction Workers (SINTRICOM) and the Federal University of Paraíba (UFPB) in the city of João Personal- PB. Among its objectives, the PEZP contributes to raising the level of schooling of workers and promoting their political formation. With regard to the methodological aspects, this is a qualitative research, through the method of case study, where a bibliographic survey was done initially. As a source of data collection, the PEZP guiding documents were analyzed, as well as semi-structured interviews with the actors directly involved in the materialization of the Project, the data collected were analyzed by the content analysis technique. So our results pointed out that political formation is identified in the PEPP Program in the topics that deal with: theoretical foundation; the contextualization principle and the objectives of PEZP. Already the statements pointed to the emergence of three categories: The Project as a way of bringing schooling to the workers of the works and potentializing the union struggle; change in participants' behavior as some of the results from the entry into the Project and contributions beyond the elements of schooling. These are the aspects of political formation.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PIRES, Valéria Maria Barros.pdf590,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons