Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44821

Compartilhe esta página

Título: Formação humana no contexto da educação integral : reflexões à luz da teoria crítica de Adorno.
Autor(es): ALVES, Maria Gabriella de Souza
Palavras-chave: Educação integral; Teoria crítica; Educação – Filosofia
Data do documento: 7-Jul-2017
Citação: ALVES, Maria Gabriella de Souza. Formação humana no contexto da educação integral : reflexões à luz da teoria crítica de Adorno. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017.
Abstract: Compreender a filosofia das experiências educativas que estão em exercício e que se afirmam comprometidas com a Formação Humana torna-se relevante, decorrendo daí possibilidades de promover um agir coerente com a comunidade humana. Assim, esta pesquisa teve como objetivo compreender a concepção de Formação Humana dos docentes que atuam numa proposta de Educação Integral, da Escola de Referência do Município de Belo Jardim-PE, conhecendo os sentidos que orientam suas ações. Tal leitura assume as contribuições da Teoria Crítica de Theodor Adorno, de modo mais específico a reflexão desse pensador acerca da racionalidade instrumental, do poder ideológico da indústria cultural e da conversão da formação cultural em semiformação, apontando para uma educação que conduza a emancipação da consciência social, que se mostra oposta a a adaptação e o conformismo, que desumaniza os homens. Este estudo assume uma abordagem hermenêutica, visando descortinar sentidos que permeiam o espaço educacional a partir de entrevistas realizadas com professores que atuam em áreas de conhecimento distintas na instituição. A experiência analisada, revela diversas nuances, que abarcam de um lado a referência a uma educação ética e para valores, assim como a ênfase acentuada no aspecto cognitivo. Relatos que descortinam aspectos contraditórios na compreensão do papel desses (as) educadores (as) na formação dos jovens, revelando uma experiência, ao mesmo tempo, atenta formação da pessoa humana, mas também comprometida com a permanência do processo de adaptação promovido pela educação.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44821
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALVES, Maria Gabriella de Souza.pdf769,28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons