Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44720

Compartilhe esta página

Título: “Índio tem que ser artiloso e não artista” : ensino de arte nas escolas Xukuru do Ororubá
Autor(es): GALINDO, Natally Araujo da Silva
Palavras-chave: Pós-colonialismo – Pesqueira (PE); Indígenas na arte – Identidade étnica; Arte indígena- Pesqueira (PE); Indígena - Educação; Identidade social na arte
Data do documento: 27-Ago-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: GALINDO, Natally Araujo da Silva. “Índio tem que ser artiloso e não artista”: ensino de arte nas escolas Xukuru do Ororubá. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: A presente dissertação, sob o viés do pensamento pós-colonial, versa sobre o ensino de arte, no território indígena Xukuru do Ororubá, situado no município de Pesqueira-PE. Partindo do pressuposto de que a educação escolar Xukuru está orientada para a formação de guerreiras(os), elaboramos a seguinte questão de pesquisa: existe um processo de resistência e fortalecimento da identidade étnica e cultural do povo Xukuru do Ororubá através do ensino de arte? O nosso objetivo geral consistiu em compreender se o ensino de arte corrobora o fortalecimento da identidade e cultura indígena da comunidade em destaque. Elencamos como objetivos específicos, apontar as principais discussões realizadas pelas(os) professoras(es) sobre a educação, com foco no ensino de arte; sistematizar os principais conteúdos e metodologias utilizadas no ensino de arte; e analisar se o Currículo de Arte Indígena Xukuru do Ororubá é pautado sob uma proposta pedagógica de ensino, que pode ser percebida como de(s)colonial, em prol da resistência e fortalecimento identitário cultural. Através da etnografia, por meio de conversações, buscamos entender as definições de arte, à luz das(os) próprias(os) educadoras(es) Xukuru, as(os) detentoras(es) dos saberes sobre o tema. Com base nas experiências etnográficas que pudemos vivenciar, bem como a partir das reflexões sobre os dados emergidos, a pesquisa nos mostrou que o ensino de arte apresenta características de(s)coloniais, em favor da arte da resistência, para o fortalecimento da identidade, da cultura e da educação escolar do povo Xukuru do Ororubá.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44720
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Natally Araujo da Silva Galindo.pdf4,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons