Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44720
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SALLES, Sandro Guimarães de | - |
dc.contributor.author | GALINDO, Natally Araujo da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-13T17:28:10Z | - |
dc.date.available | 2022-06-13T17:28:10Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-27 | - |
dc.identifier.citation | GALINDO, Natally Araujo da Silva. “Índio tem que ser artiloso e não artista”: ensino de arte nas escolas Xukuru do Ororubá. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44720 | - |
dc.description.abstract | A presente dissertação, sob o viés do pensamento pós-colonial, versa sobre o ensino de arte, no território indígena Xukuru do Ororubá, situado no município de Pesqueira-PE. Partindo do pressuposto de que a educação escolar Xukuru está orientada para a formação de guerreiras(os), elaboramos a seguinte questão de pesquisa: existe um processo de resistência e fortalecimento da identidade étnica e cultural do povo Xukuru do Ororubá através do ensino de arte? O nosso objetivo geral consistiu em compreender se o ensino de arte corrobora o fortalecimento da identidade e cultura indígena da comunidade em destaque. Elencamos como objetivos específicos, apontar as principais discussões realizadas pelas(os) professoras(es) sobre a educação, com foco no ensino de arte; sistematizar os principais conteúdos e metodologias utilizadas no ensino de arte; e analisar se o Currículo de Arte Indígena Xukuru do Ororubá é pautado sob uma proposta pedagógica de ensino, que pode ser percebida como de(s)colonial, em prol da resistência e fortalecimento identitário cultural. Através da etnografia, por meio de conversações, buscamos entender as definições de arte, à luz das(os) próprias(os) educadoras(es) Xukuru, as(os) detentoras(es) dos saberes sobre o tema. Com base nas experiências etnográficas que pudemos vivenciar, bem como a partir das reflexões sobre os dados emergidos, a pesquisa nos mostrou que o ensino de arte apresenta características de(s)coloniais, em favor da arte da resistência, para o fortalecimento da identidade, da cultura e da educação escolar do povo Xukuru do Ororubá. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Pós-colonialismo – Pesqueira (PE) | pt_BR |
dc.subject | Indígenas na arte – Identidade étnica | pt_BR |
dc.subject | Arte indígena- Pesqueira (PE) | pt_BR |
dc.subject | Indígena - Educação | pt_BR |
dc.subject | Identidade social na arte | pt_BR |
dc.title | “Índio tem que ser artiloso e não artista” : ensino de arte nas escolas Xukuru do Ororubá | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9164295791643332 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4191320222049403 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAA | pt_BR |
dc.description.abstractx | This thesis, under the bias of post-colonial thought, deals with the teaching of art in the Xukuru do Ororubá indigenous territory, located in the municipality of Pesqueira-PE. Assuming that Xukuru school education is oriented towards the formation of warriors, we elaborated the following research question: is there a process of resistance and strengthening of the ethnic and cultural identity of the Xukuru do Ororubá indigenous people through art education? Our overall objective was to understand whether art education supports the strengthening of the indigenous identity and culture of the previously mentioned community. We list as specific objectives, to point out the main discussions carried out by the teachers about education, with a focus on the teaching of art; systematize the main contents and methodologies used in art education; and analyze whether the Xukuru do Ororubá Indigenous art Curriculum is guided by a pedagogical teaching proposal, which can be perceived as de(s)colonial, in favor of resistance and strengthening of cultural identity. Through ethnography, through conversations, we seek to understand the definitions of art, by the Xukuru educators’ point of view, the rightful owners of knowledge on the subject. Based on the ethnographic experiences we were able to live, as well as from the reflections on the data that emerged, the research showed us that art education presents colonial characteristics, in favor of resistance art, for the strengthening of identity, culture and school education of the Xukuru do Ororubá indigenous people. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Natally Araujo da Silva Galindo.pdf | 4,31 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons