Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44715
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | DUARTE, Ana Maria Tavares | - |
dc.contributor.author | MACIEL, Maria Clara Gonçalves | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-13T14:18:14Z | - |
dc.date.available | 2022-06-13T14:18:14Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-17 | - |
dc.date.submitted | 2022-06-13 | - |
dc.identifier.citation | MACIEL, Maria Clara Gonçalves. A formação continuada como contribuição para a realização do trabalho do professor no ensino aprendizagem dos alunos com deficiência na escola de ensino regular. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44715 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo trata sobre a educação inclusiva com ênfase na formação continuada de professores. Tendo como pressuposto: que a formação de professores inicial e continuada são de grande importância, pois, esta pode contribuir positivamente para a realização do trabalho do professor no ensino aprendizagem dos alunos com deficiência na escola de ensino regular. Com o objetivo geral de: compreender de que forma a formação continuada de professores auxilia no processo de inclusão de alunos com deficiência em escolas de ensino regular. E objetivos específicos reconhecer de que forma a formação continuada numa perspectiva inclusiva contribui para o trabalho docente; Identificar o que os pesquisadores falam sobre formação continuada e educação inclusiva. Na metodologia trabalhamos com a pesquisa bibliográfica na abordagem qualitativa e com entrevistas semiestruturadas.. Concluímos que nosso pressuposto foi confirmado, ou seja, a formação continuada de professores é de fato de suma importância e pode contribuir positivamente para a concretização da inclusão de alunos nas escolas de ensino regular, e que esta precisa se fazer presente a cada dia dentro dessas escolas, pois, possibilita ao professor uma melhor autonomia para realizar seu trabalho na sala de aula | pt_BR |
dc.format.extent | 38p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Estudantes com deficiência | pt_BR |
dc.title | A formação continuada como contribuição para a realização do trabalho do professor no ensino aprendizagem dos alunos com deficiência na escola de ensino regular. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1129710754312359 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1803844180526693 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This article deals with inclusive education with an emphasis on continuing teacher education. Assuming: that initial and continued teacher training are of great importance, because it can contribute positively to the performance of the teacher's work in teaching learning of students with disabilities in the regular school. With the general objective of: understanding how the continued training of teachers helps in the process of inclusion of students with disabilities in regular schools. And specific objectives are to recognise how continuing education from an inclusive perspective contributes to teaching work; Identify what researchers say about continuing education and inclusive education. In the methodology we work with bibliographic research in the qualitative approach and with semi-structured interviews.. We conclude that our assumption has been confirmed, that is, the continued training of teachers is in fact of suma importance. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MACIEL, Maria Clara Gonçalves.pdf | 1,15 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons