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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44638

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTI, Maria Clara Catanho-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Ada Juliana do-
dc.date.accessioned2022-06-01T16:42:44Z-
dc.date.available2022-06-01T16:42:44Z-
dc.date.issued2021-09-21-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Ada Juliana do. Estudos Críticos do Discurso e o ensino de Língua Portuguesa: uma proposta metodológica a partir de postagens de temática ambiental no Instagram. 2021. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44638-
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo principal contribuir com o ensino de Língua Portuguesa a partir dos estudos críticos do discurso através de análises de postagens da rede social Instagram sobre a temática do meio ambiente. Almejamos colaborar com o desenvolvimento da leitura crítica dos estudantes da etapa do Ensino Básico no Brasil, sobretudo da modalidade da Educação de Jovens e Adultos. A partir de uma proposta de oficinas de leitura de postagens do Instagram, que versam sobre a temática do meio ambiente, mais especificamente as que se relacionam às queimadas ocorridas na Amazônia e no Pantanal ao longo de 2019 e 2020, aspiramos entender, como pesquisadora e docente, como um conjunto de atividades sistematicamente organizadas pode assistir o estudante a desenvolver suas habilidades de leitura crítica. Nossa pesquisa se fundamentou no enquadre teórico da Análise Crítica do Discurso (ACD), especialmente nos estudos de Fairclough (1989, [1992] 2008, 2003, [2001] 2009, [1995] 2010) e Chouliaraki e Fairclough (1989). A construção de nossos planos de aulas tem como procedimentos principais aplicações de questionários com questões objetivas e subjetivas, aplicação de ficha de atividades de leitura, atividades em equipe, leitura colaborativa e rodas de conversa. Todas essas atividades levantam reflexões acerca de hegemonia, ideologia, dominação e relações de poder nos discursos ambientais das páginas das instituições que fazem parte do nosso corpus de pesquisa através de análises sobre o propósito comunicativo das postagens, a significação das palavras, intertextualidade, interdiscursividade e tema. O desenvolvimento dessa pesquisa mostrou-nos que é possível e factível, ainda que exija muito mais empenho dos professores, contribuir com a formação de cidadãos críticos, autônomos e participativos através da promoção de um ensino de Língua Portuguesa que ofereça experiências significativas de leitura aos estudantes.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstudos Críticos do Discursopt_BR
dc.subjectLeitura críticapt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectPostagens do Instagram.pt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.titleEstudos Críticos do Discurso e o ensino de Língua Portuguesa : uma proposta metodológica a partir de postagens de temática ambiental no Instagrampt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3882457742869681pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7119585850833863pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letras (Profletras)pt_BR
dc.description.abstractxThis study has as main objective to contribute with the teaching of Portuguese Language from the critical discourse studies through the analysis of posts in the social network Instagram on the theme of the environment. We aim to collaborate with the development of critical reading of students of the Basic Education stage in Brazil, especially the modality of Youth and Adult Education. From a proposal of workshops for reading Instagram posts that deal with the theme of the environment, more specifically those related to the fires that occurred in the Amazon and Pantanal throughout 2019 and 2020, we aspire to understand, as a researcher and teacher, how a set of systematically organized activities can assist students to develop their critical reading skills. Our research is grounded in the theoretical framework of Critical Discourse Analysis (CDA), especially in the studies of Fairclough (1989, [1992] 2008, 2003, [2001] 2009, [1995] 2010) and Chouliaraki and Fairclough (1989). The construction of our lesson plans has as main procedures questionnaire applications with objective and subjective questions, reading activity sheets, team activities, collaborative reading, and conversation rounds. All these activities raise reflections about hegemony, ideology, domination and power relations in the environmental discourses of the pages of the institutions that are part of our research corpus through analyses about the communicative purpose of the posts, the meaning of the words, intertextuality, interdiscursivity and theme.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras)

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