Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44630
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | AZEVEDO, Fernando Antonio Gonçalves de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Flaviana Nunes Almeida da | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-01T14:35:08Z | - |
dc.date.available | 2022-06-01T14:35:08Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-19 | - |
dc.date.submitted | 2022-05-30 | - |
dc.identifier.citation | SILVA,FLAVIANA. O brincar na educação infantil: um estudo sobre uma escola rural na cidade de Altinho-PE. Trabalho de Conclusão de Curso(Pedagogia)-Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru,2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44630 | - |
dc.description.abstract | Neste estudo, buscamos compreender o lugar do brincar na Educação Infantil de uma escola rural da cidade de Altinho-Pe. Como referencial teórico nos ancoramos em Borba (2011) e Kishimoto (1998), além dos clássicos Piaget (1999) e Vygotsky (2008). No ponto de vista dos elementos metodológicos, a pesquisa se configurou como Estudo de Caso definido por Yin (2001). Para coleta de dados utilizamos a combinação de três instrumentos: o primeiro, foi a observação da rotina diária dos estudantes da educação infantil; o segundo, se deu com a aplicação de questionário; e o terceiro que se efetivou mediante a realização de entrevista semiestruturada, com intuito de possibilitar aos sujeitos uma maior liberdade de expressão. Os dados obtidos por meio de observação foram confrontados com os das entrevistas, já o questionário serviu para delinearmos os perfis de nossos sujeitos. Foi possível identificar quatro diferentes significados atrelados à ação do brincar. Entre eles, destacamos o significado do brincar como resgate da cultura local. Para análise de dados utilizamos a Análise de Conteúdo sistematizada por Bardin (1997), por meio da técnica de análise temática, segundo Minayo (1992). O estudo possibilitou compreender o brincar sob perspectivas múltiplas necessárias ao ser humano, evidenciando a real necessidade do lugar do brincar na educação infantil. | pt_BR |
dc.format.extent | 24 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Brincar | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Escola rural. | pt_BR |
dc.title | O brincar na educação infantil: um estudo sobre uma escola rural na cidade de Altinho - PE. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6665135954352936 | pt_BR |
dc.description.abstractx | In this study we seek to understand the place of playing in early childhood education of a rural school in the city of Altinho-Pe, as a theoretical reference, we anchored in Borba (2011), Kishimoto (1998) and the classics Piaget (1999) and Vygotsky (2008). From the point of view of methodological elements, the research was configured as a case study defined by Yin (2001). For data collection, we used a combination of three instruments: the first was the observation of the daily routine of early childhood education students; the second took place with the application of a questionnaire; and the third, which was carried out thought a semistructured interview, with the aim of allowing the subjects greater freedom of expression. The data obtained through observation were compared whit those from the interviews. The questionnaire, on the other hand, served to outline the profiles of our subjects. It was possible to identify four different meanings linked to the action of playing. Among them, we highlight the meaning of playing as a recuse of the local culture. For data analysis we used the content analysis systematized by Bardin (1997). Through the thematic analysis technique according to Minayo (2000). The study made it possible to understand play from multiple perspectives necessary for human beings, highligthting the real need for the place of play in early childhood education. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
(TCC)Flaviana Nunes Almeida da Silva..pdf | 6,77 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons