Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44575
Compartilhe esta página
Título: | Indisciplina no âmbito da sala de aula: impactos e desafios na aprendizagem dos estudantes pelo olhar de professores. |
Autor(es): | SILVA, Bruna Maria da |
Palavras-chave: | Disciplina escolar; Aprendizagem; Estudantes |
Data do documento: | 7-Dez-2018 |
Citação: | SILVA, Bruna Maria da. Indisciplina no âmbito da sala de aula: impactos e desafios na aprendizagem dos estudantes pelo olhar de professores. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. |
Abstract: | O presente estudo toma como objeto a indisciplina no âmbito da sala de aula, com foco nos impactos e os desafios na aprendizagem dos estudantes. Concebemos que este tema interfere diretamente no processo de aprendizagem dos estudantes. Temos como questão central do estudo: que impactos e desafios provoca a indisciplina no processo de aprendizagem dos estudantes a partir do olhar de professores? O objetivo é analisar os impactos e desafios da indisciplina no processo de aprendizagem dos estudantes. Tomamos como principais referências teóricas para tratar a indisciplina e disciplina: Estrela (1992), (2002); Aquino (1998); Vasconcellos (2004) e Zagury (2006), para tratar do ensino e aprendizagem tomamos por base Barroso (2003), Piaget (1973); La Taille, Oliveira e Dantas (1992). A pesquisa é de abordagem predominantemente qualitativa, porque o foco da investigação está centrado na compreensão dos significados atribuídos pelos sujeitos do contexto que será investigado e consequentemente as suas ações. A partir deste foco, o presente estudo foi desenvolvido através de uma coleta de dados, com o uso do questionário online, disponibilizado em um ambiente tecnológico, tendo como campo de pesquisa 06 (seis) Grupos de uma Rede Social, todos eles têm como população participante os professores da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, destes tivemos 13 professores participantes. Os resultados explicitam a concepção de indisciplina pelos professores da rede privada e da rede pública de ensino, além das alternativas de superação utilizadas por estes. Diante do exposto, identificamos os desafios que a indisciplina causa no âmbito da sala de aula e analisamos que atitudes de indisciplina implicam na inviabilidade da aprendizagem. Foi possível ainda observar os impactos e desafios que a indisciplina provoca no processo de aprendizagem dos estudantes, desafios estes ligados à falta de concentração, ausência familiar e ao desinteresse, que impactam no processo de aprendizagem. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44575 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Bruna Maria da.pdf | 526,15 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons