Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44575

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFRANCO, Maria Joselma do Nascimento-
dc.contributor.authorSILVA, Bruna Maria da-
dc.date.accessioned2022-05-26T12:59:00Z-
dc.date.available2022-05-26T12:59:00Z-
dc.date.issued2018-12-07-
dc.date.submitted2022-05-26-
dc.identifier.citationSILVA, Bruna Maria da. Indisciplina no âmbito da sala de aula: impactos e desafios na aprendizagem dos estudantes pelo olhar de professores. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44575-
dc.description.abstractO presente estudo toma como objeto a indisciplina no âmbito da sala de aula, com foco nos impactos e os desafios na aprendizagem dos estudantes. Concebemos que este tema interfere diretamente no processo de aprendizagem dos estudantes. Temos como questão central do estudo: que impactos e desafios provoca a indisciplina no processo de aprendizagem dos estudantes a partir do olhar de professores? O objetivo é analisar os impactos e desafios da indisciplina no processo de aprendizagem dos estudantes. Tomamos como principais referências teóricas para tratar a indisciplina e disciplina: Estrela (1992), (2002); Aquino (1998); Vasconcellos (2004) e Zagury (2006), para tratar do ensino e aprendizagem tomamos por base Barroso (2003), Piaget (1973); La Taille, Oliveira e Dantas (1992). A pesquisa é de abordagem predominantemente qualitativa, porque o foco da investigação está centrado na compreensão dos significados atribuídos pelos sujeitos do contexto que será investigado e consequentemente as suas ações. A partir deste foco, o presente estudo foi desenvolvido através de uma coleta de dados, com o uso do questionário online, disponibilizado em um ambiente tecnológico, tendo como campo de pesquisa 06 (seis) Grupos de uma Rede Social, todos eles têm como população participante os professores da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, destes tivemos 13 professores participantes. Os resultados explicitam a concepção de indisciplina pelos professores da rede privada e da rede pública de ensino, além das alternativas de superação utilizadas por estes. Diante do exposto, identificamos os desafios que a indisciplina causa no âmbito da sala de aula e analisamos que atitudes de indisciplina implicam na inviabilidade da aprendizagem. Foi possível ainda observar os impactos e desafios que a indisciplina provoca no processo de aprendizagem dos estudantes, desafios estes ligados à falta de concentração, ausência familiar e ao desinteresse, que impactam no processo de aprendizagem.pt_BR
dc.format.extent39p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDisciplina escolarpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.titleIndisciplina no âmbito da sala de aula: impactos e desafios na aprendizagem dos estudantes pelo olhar de professores.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6491910496234585pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7354094251699882pt_BR
dc.description.abstractxThe present study focuses on indiscipline within the classroom, focusing on the impacts and challenges of student learning. We believe that this theme directly interferes with the students' learning process. We have as a central question of the study: what impacts and challenges provoke indiscipline in the learning process of students from the look of teachers? The objective is to analyze the impacts and challenges of indiscipline in the students' learning process. We take as main theoretical references to treat indiscipline and discipline: Estrela (1992), (2002); Aquino (1998); Vasconcellos (2004) and Zagury (2006), to deal with teaching and learning are based on Barroso (2003), Piaget (1973); La Taille, Oliveira and Dantas (1992). The research is of a predominantly qualitative approach, because the focus of the research is centered in the understanding of the meanings attributed by the subjects of the context that will be investigated and consequently their actions. From this focus, the present study was developed through a data collection, using the online questionnaire, made available in a technological environment, having as research field 06 (six) Groups of a Social Network, all of them have as population the teachers of early childhood education and initial years of elementary school, of which we had 13 participating teachers. The results explain the conception of indiscipline by the teachers of the private network and the public school system, besides the alternatives of overcoming them. In view of the above, we identify the challenges that indiscipline causes within the classroom and analyze what attitudes of indiscipline imply in the infeasibility of learning. It was also possible to observe the impacts and challenges that indiscipline causes in the students' learning process, challenges related to lack of concentration, family absence and lack of interest, which impact on the learning process.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Bruna Maria da.pdf526,15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons