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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44400

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Title: A universidade é para caber quem? : Democratização, cidadanização e subjetivação nas trajetórias de estudantes LGBTI+ na Educação Superior
Authors: SANTOS, Júlio César de Oliveira
Keywords: Educação superior; Sexualidade; Democratização; UFPE - Pós-graduação
Issue Date: 14-Feb-2022
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: SANTOS, Júlio César de Oliveira. A universidade é para caber quem?: Democratização, cidadanização e subjetivação nas trajetórias de estudantes LGBTI+ na Educação Superior. 2022. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Esta tese de doutorado busca contribuir para a compreensão dos processos políticos recentes em torno da chamada “democratização” da Educação Superior e seus enlaçamentos com o conflituoso trajeto de “cidadanização” das “pessoas LGBTI+” ou de constituição dessa população enquanto “sujeitos de direitos” no Brasil. Centra-se em analisar como esses processos políticos e formas de subjetivação se perfazem através de narrativas de estudantes LGBTI+ que ingressaram na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) nos últimos anos. Para isso, busquei: a) destacar as articulações entre os processos de “cidadanização” da “população LGBTI+” e de “democratização” da Educação Superior no Brasil; b) entender como estudantes LGBTI+ colocam em movimento diferentes formas de produção da diferença e fluxos identitários nessas tramas políticas, nos cruzamentos entre distintos eixos de diferenciação social, como gênero, sexualidade, classe, racialização e territorialização; c) compreender como as reivindicações de modos de existência política na universidade, assumindo múltiplas formas corporais, imaginativas e estéticas, criam configurações plurais de agência que transformam o cotidiano curricular e as experiências mediadas por ele; d) analisar como essas existências também engendram e deslocam sentidos sobre a universidade, e assim disputam a materialização de seus espaços. Focalizo, portanto, em processos de produção de sujeitos, relações, repertórios e atuações políticas com e através da universidade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44400
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Educação

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