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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44400
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Título : | A universidade é para caber quem? : Democratização, cidadanização e subjetivação nas trajetórias de estudantes LGBTI+ na Educação Superior |
Autor : | SANTOS, Júlio César de Oliveira |
Palabras clave : | Educação superior; Sexualidade; Democratização; UFPE - Pós-graduação |
Fecha de publicación : | 14-feb-2022 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | SANTOS, Júlio César de Oliveira. A universidade é para caber quem?: Democratização, cidadanização e subjetivação nas trajetórias de estudantes LGBTI+ na Educação Superior. 2022. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Resumen : | Esta tese de doutorado busca contribuir para a compreensão dos processos políticos recentes em torno da chamada “democratização” da Educação Superior e seus enlaçamentos com o conflituoso trajeto de “cidadanização” das “pessoas LGBTI+” ou de constituição dessa população enquanto “sujeitos de direitos” no Brasil. Centra-se em analisar como esses processos políticos e formas de subjetivação se perfazem através de narrativas de estudantes LGBTI+ que ingressaram na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) nos últimos anos. Para isso, busquei: a) destacar as articulações entre os processos de “cidadanização” da “população LGBTI+” e de “democratização” da Educação Superior no Brasil; b) entender como estudantes LGBTI+ colocam em movimento diferentes formas de produção da diferença e fluxos identitários nessas tramas políticas, nos cruzamentos entre distintos eixos de diferenciação social, como gênero, sexualidade, classe, racialização e territorialização; c) compreender como as reivindicações de modos de existência política na universidade, assumindo múltiplas formas corporais, imaginativas e estéticas, criam configurações plurais de agência que transformam o cotidiano curricular e as experiências mediadas por ele; d) analisar como essas existências também engendram e deslocam sentidos sobre a universidade, e assim disputam a materialização de seus espaços. Focalizo, portanto, em processos de produção de sujeitos, relações, repertórios e atuações políticas com e através da universidade. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44400 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Educação |
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