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Título: As contribuições dos saberes docentes à indução profissional de professores iniciantes: um estudo a partir das egressas do curso de pedagogia da UFPE/CAA.
Autor(es): SILVA, Marcia Batista da
Palavras-chave: Professores – Formação; Professores iniciantes; Formação profissional
Data do documento: 11-Dez-2019
Citação: SILVA, Marcia Batista da. As contribuições dos saberes docentes à indução profissional de professores iniciantes: um estudo a partir das egressas do curso de pedagogia da UFPE/CAA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: Esta pesquisa tem como objeto de estudo, as contribuições dos saberes docentes à indução profissional de professores iniciantes. O estudo ganha relevância na medida em que se pauta em uma formação humanizada, política e emancipatória que toma como princípios o exercício da reflexividade, da autoria e da formação crítica desenvolvida no contexto da interiorização da Universidade Federal de Pernambuco no agreste pernambucano. Neste sentido, a questão que norteia a pesquisa é: quais as contribuições dos saberes docentes à indução profissional de professores iniciantes advindos da Pedagogia/UFPE-CAA, ingressantes na rede pública de Santa Cruz do Capibaribe? Temos como objetivo geral Analisar as contribuições dos saberes docentes construídos na formação inicial à indução profissional de professores iniciantes egressos da Pedagogia/UFPE-CAA, iniciantes na rede pública; e por objetivos específicos: a) Identificar os saberes docentes e em que estes contribuem para a indução profissional desses professores iniciantes; e b) Identificar os elementos formativos necessários para à indução profissional de professores iniciantes. A fundamentação teórica encontra-se ancorada em Tardif (2014) e Gauthier (2006) para a discussão sobre saberes docentes; André (2012), Wong (2004), Roldão (2012) e Almeilda (2018) para tratar da indução profissional; e Carlos Marcelo (1999) e Huberman (1992-1995) para compreendermos questões acerca dos professores iniciantes. Quanto à metodologia, a pesquisa é de abordagem qualitativa, desenvolvida no ano de 2019, tendo como instrumento de produção de dados o questionário. As participantes são duas professoras iniciantes efetivas do município de Santa Cruz do Capibaribe que possuem formação em Pedagogia pela UFPE/CAA. As categorias de análise que emergiram dos dados foram “os saberes docentes enquanto fomentadores da indução profissional: mobilizando as potencialidades dos estudantes para a emancipação humana”; e “elementos formativos necessários à indução profissional: comprometimento, planejamento, currículo”. Os dados revelam que as professoras utilizam dos saberes docentes construídos durante a formação inicial, continuada e no próprio contexto escolar para se manterem na profissão e na própria rede de ensino. Entendemos que estes saberes são da formação, didáticos, curriculares, disciplinares, experienciais e pessoais (TARDIF, 2014), havendo outros que são utilizados de modo particular por cada professora, a depender da necessidade do contexto que estão atuando. Identificamos que os saberes contribuem formando as duas participantes, mobilizando-as a atuar com compromisso e qualidade no processo de ensino e aprendizagem do estudante, possibilitando um comprometimento com a educação pública de qualidade. Esses saberes fomentam uma mobilização própria das professoras enquanto profissionais, como também em seus estudantes perspectivando um futuro pela via de uma formação emancipadora. Outrossim, os demais elementos formativos necessários a indução profissional na perspectiva das participantes são: o conhecimento sobre a educação do campo, indisciplina, gênero e sexualidade, currículo, diário de classe, planejamento, projeto de intervenção dentre outros. Consideramos assim, que a utilização dos saberes docentes contribui positivamente para a indução profissional dos professores iniciantes, dispondo de elementos formativos para subsidiar sua permanência na rede e na profissão.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44234
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

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