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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44234

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFRANCO, Maria Joselma do Nascimento-
dc.contributor.authorSILVA, Marcia Batista da-
dc.date.accessioned2022-04-28T16:14:36Z-
dc.date.available2022-04-28T16:14:36Z-
dc.date.issued2019-12-11-
dc.date.submitted2022-04-28-
dc.identifier.citationSILVA, Marcia Batista da. As contribuições dos saberes docentes à indução profissional de professores iniciantes: um estudo a partir das egressas do curso de pedagogia da UFPE/CAA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44234-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objeto de estudo, as contribuições dos saberes docentes à indução profissional de professores iniciantes. O estudo ganha relevância na medida em que se pauta em uma formação humanizada, política e emancipatória que toma como princípios o exercício da reflexividade, da autoria e da formação crítica desenvolvida no contexto da interiorização da Universidade Federal de Pernambuco no agreste pernambucano. Neste sentido, a questão que norteia a pesquisa é: quais as contribuições dos saberes docentes à indução profissional de professores iniciantes advindos da Pedagogia/UFPE-CAA, ingressantes na rede pública de Santa Cruz do Capibaribe? Temos como objetivo geral Analisar as contribuições dos saberes docentes construídos na formação inicial à indução profissional de professores iniciantes egressos da Pedagogia/UFPE-CAA, iniciantes na rede pública; e por objetivos específicos: a) Identificar os saberes docentes e em que estes contribuem para a indução profissional desses professores iniciantes; e b) Identificar os elementos formativos necessários para à indução profissional de professores iniciantes. A fundamentação teórica encontra-se ancorada em Tardif (2014) e Gauthier (2006) para a discussão sobre saberes docentes; André (2012), Wong (2004), Roldão (2012) e Almeilda (2018) para tratar da indução profissional; e Carlos Marcelo (1999) e Huberman (1992-1995) para compreendermos questões acerca dos professores iniciantes. Quanto à metodologia, a pesquisa é de abordagem qualitativa, desenvolvida no ano de 2019, tendo como instrumento de produção de dados o questionário. As participantes são duas professoras iniciantes efetivas do município de Santa Cruz do Capibaribe que possuem formação em Pedagogia pela UFPE/CAA. As categorias de análise que emergiram dos dados foram “os saberes docentes enquanto fomentadores da indução profissional: mobilizando as potencialidades dos estudantes para a emancipação humana”; e “elementos formativos necessários à indução profissional: comprometimento, planejamento, currículo”. Os dados revelam que as professoras utilizam dos saberes docentes construídos durante a formação inicial, continuada e no próprio contexto escolar para se manterem na profissão e na própria rede de ensino. Entendemos que estes saberes são da formação, didáticos, curriculares, disciplinares, experienciais e pessoais (TARDIF, 2014), havendo outros que são utilizados de modo particular por cada professora, a depender da necessidade do contexto que estão atuando. Identificamos que os saberes contribuem formando as duas participantes, mobilizando-as a atuar com compromisso e qualidade no processo de ensino e aprendizagem do estudante, possibilitando um comprometimento com a educação pública de qualidade. Esses saberes fomentam uma mobilização própria das professoras enquanto profissionais, como também em seus estudantes perspectivando um futuro pela via de uma formação emancipadora. Outrossim, os demais elementos formativos necessários a indução profissional na perspectiva das participantes são: o conhecimento sobre a educação do campo, indisciplina, gênero e sexualidade, currículo, diário de classe, planejamento, projeto de intervenção dentre outros. Consideramos assim, que a utilização dos saberes docentes contribui positivamente para a indução profissional dos professores iniciantes, dispondo de elementos formativos para subsidiar sua permanência na rede e na profissão.pt_BR
dc.format.extent53p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProfessores – Formaçãopt_BR
dc.subjectProfessores iniciantespt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.titleAs contribuições dos saberes docentes à indução profissional de professores iniciantes: um estudo a partir das egressas do curso de pedagogia da UFPE/CAA.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7354094251699882pt_BR
dc.description.abstractxThe research has as object of study, the contributions of the teaching knowledge to the professional induction of beginning teachers. The study gains relevance as it is based on a humanized, political and emancipatory formation that takes as its principles the exercise of reflexivity, authorship and critical formation developed in the context of the internalization of the Federal University of Pernambuco in the Pernambuco forest. In this sense, the question that guides the research is: what are the contributions of teaching knowledge to the professional induction of beginning teachers coming from Pedagogy / UFPE-CAA who are entering the public network of Santa Cruz do Capibaribe? Our general objective is to analyze the contributions of teaching knowledge to the professional induction of beginning teachers. And for specific objectives: a) Identify the teaching knowledge and how it contributes to the professional induction of these beginning teachers; and b) Identify the training elements necessary for the professional induction of these teachers. The theoretical foundation consists of Tardif (2014) and Gauthier (2006) for the discussion on teaching knowledge; André (2012), Wong (2004), Roldão (2012) and Almeilda (2018) to deal with professional induction; and Carlos Marcelo (1999) and Huberman (1992-1995) to understand about beginning teachers. As for the research methodology is a qualitative approach, developed in the year 2019, had as questionnaire data production instrument. The participants are two effective beginner teachers from Santa Cruz who have a degree in Pedagogy from UFPE / CAA. The categories of analysis that emerged from the data were “teaching knowledge as drivers of professional induction: mobilizing students' potential for human emancipation” and “formative elements necessary for professional induction: commitment, planning, curriculum”. The data reveal that the teachers use the teaching knowledge built during the initial, continuing education and in the school context to stay in the profession and in the school system itself. These are training, didactic, curricular, disciplinary, experiential and personal knowledge (TARDIF, 2014). There are others that are used in a particular way by each teacher, depending on the need of the context they are acting on. The knowledge contributes by forming the two participants, mobilizing them to act with commitment and quality in the teaching and learning process of the student, enabling a commitment to quality public education. Knowledge fosters a mobilization of teachers as professionals, as well as their students, looking forward to a future through an emancipatory formation. Moreover, the other formative elements necessary for professional induction from the participants' perspective are: knowledge about field education, indiscipline, gender and sexuality, curriculum, class diary, planning, intervention project and others. Thus, we consider that the use of teaching knowledge positively contributes to the professional induction of beginning teachers, having training elements to support their permanence in the network and in the profession.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcidhttp://lattes.cnpq.br/6334570723849133pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

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