Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44231

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTIAGO, Maria Betânia do Nascimento-
dc.contributor.authorSILVA, Fabiana Maria da-
dc.date.accessioned2022-04-28T15:55:01Z-
dc.date.available2022-04-28T15:55:01Z-
dc.date.issued2019-11-20-
dc.date.submitted2022-04-28-
dc.identifier.citationSILVA, Fabiana Maria da. As contribuições da filosofia de Deleuze para se pensar a relação entre afectos e aprendizado. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44231-
dc.description.abstractA leitura que Deleuze realiza da Ética de Spinoza expressa a compreensão de que os bons encontros que geram afectos de alegria possibilitam a potência de agir frente às situações diversas que são vivenciadas cotidianamente, passando do estado de não conhecimento para o estado de conhecimento. Considerando essa questão, o estudo analisa as contribuições da filosofia de Deleuze para se pensar a relação entre afectos e aprendizado. Para tanto, o caminho percorrido foi o de cartografar textos de obras deleuzianas, de estudiosos de Deleuze e de seis artigos da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) no Grupo de Trabalho de Currículo que discutem a filosofia deste autor; apresentar a leitura que Deleuze realiza da Ética de Spinoza no que se refere à teoria dos afectos; problematizar a relação entre afectos e aprendizado e; discutir a relação entre educação e rizoma, currículo e religação dos saberes. Trata-se, então, de uma pesquisa cartográfica-bibliográfica, que verifica as contribuições que se referem aos estudos das obras de Deleuze que possibilitaram estabelecer a conexão entre os afectos e o aprendizado. De modo especial, os trabalhos da ANPEd do Grupo de Trabalho de Currículo que permitiram perceber essa conexão através de exemplos e situações reais em sala de aula entre professores e alunos, na relação entre diversos profissionais dentro da escola e em estudos coletivos e individuais. As contribuições referem-se sobretudo aos conceitos da filosofia deleuziana que deram as condições necessárias para que a conexão entre afectos e aprendizado pudesse ser realizada. A leitura que Deleuze realizou da Ética de Spinoza traçou a teoria dos afectos que aliada a um olhar rizomático possibilitou a compreensão de que os trabalhos cartografados revelam como os bons encontros geradores de afectos alegres propiciam a construção de aprendizados que se dão na relação entre professores, alunos e também personagens conceituais, por exemplo. Vê-se que tanto na Educação Básica como na Superior os aprendizados são construídos através do ato criativo, de linhas de fuga, rompendo com o engessamento curricular.pt_BR
dc.format.extent56p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectDeleuze, Gilles, 1925 -pt_BR
dc.subjectAfetos – Teoriapt_BR
dc.subjectCartografia – Metodologia de pesquisapt_BR
dc.subjectRizomas educacionaispt_BR
dc.titleAs contribuições da filosofia de Deleuze para se pensar a relação entre afectos e aprendizado.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2640094533229805pt_BR
dc.description.abstractxDeleuze's reading of Spinoza's Ethics expresses the understanding that the good encounters that generate affectations of joy enable the power to act in the face of the diverse situations that are experienced daily, from the state of not knowing to the state of knowledge. Considering this issue, the study analyzes the contributions of Deleuze's philosophy to think about the relationship between affect and learning. To this end, the path taken was to map texts of deleuzian works, by Deleuze scholars and six articles by the National Association of Graduate Studies and Research in Education (ANPEd) inthe Curriculum Working Group that discuss the philosophy of this author; present Deleuze's reading of Spinoza's Ethics regarding affect theory; problematize the relationship between affect and learning and; discuss the relationship between education and rhizome, curriculum and reconnection of knowledge. It is, then, a cartographic-bibliographical research, which verifies the contributions that refer to the studies of the works of Deleuze that made possible to establish the connection between the affections and the learning. In particular, the works of ANPEd of the Curriculum Working Group, which made it possible to perceive this connection through examples and real situations in the classroom between teachers and students, the relationship between various professionals within the school and in collective and individual studies. The contributions refer above all to the concepts of deleuzian philosophy which gave the necessary conditions for the connection between affect and learning to be realized. Deleuze's reading of Spinoza's Ethics traced the theory of affections which, combined with a rhizomatic look, made it possible to understand that the mapped works reveal how the good encounters that generate happy affections enable the construction of learning that occurs in the relationship between teachers, students and also conceptual characters, for example. It can be seen that in both Basic and Higher Education, learning is built through the creative act, lines of escape, breaking with the curricular plaster.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Fabiana Maria da.pdf574,03 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons