Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44230
Compartilhe esta página
Título: | Representações sociais docentes acerca do Programa de Letramento em Programação na Rede Municipal de Ensino de Caruaru. |
Autor(es): | BEZERRA, Mateus Henrique da Silva |
Palavras-chave: | Representações sociais; Letramento digital; Tecnologia educacional; Pensamento Computacional |
Data do documento: | 10-Dez-2019 |
Citação: | BEZERRA, Mateus Henrique da Silva. Representações sociais docentes acerca do Programa de Letramento em Programação na Rede Municipal de Ensino de Caruaru. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. |
Abstract: | Este trabalho consiste em uma pesquisa para conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco – Campus Agreste, e tem por finalidade compreender e discutir as Representações Sociais Docentes acerca do Programa de Letramento em Programação desenvolvido no município de Caruaru, situado no agreste pernambucano. O Letramento em Programação é um programa que faz uso de Tecnologias Digitais Educacionais no processo de ensinagem contemporânea. Para tal, realizamos uma discussão inicial tratando sobre as transformações tecnológicas digitais educacionais e suas contribuições no contexto escolar. Para nos auxiliar na realização da pesquisa bem como na compreensão do fenômeno pesquisado, enquanto alicerces teóricos fizemos uso do conceito Representações Sociais, de Moscovici (2012) e Schulze; Camargo (2000). Para tratar do conceito de Multiletramento apoiamo-nos em Magda Soares (2002; 2003; 2010), Bunzen (2004), Rojo (2009) Freitas (2010) Arruda; Filho (2018). Trilhando este percurso, também fizemos uso de conceitos e discussões a respeito das Tecnologias Digitais Educacionais, com base nas contribuições de Grinspun (2009), Barros (2011) e Machado (2016). No que se refere ao Pensamento Computacional, seguimos apoiados em Brackmann (2017), Pinto e Nascimento (2018) e Denning e Tedre (2019). Diante deste cenário de inclusão discente na Cultura Digital Escolar, buscamos ouvir os profissionais docentes que são sujeitos essenciais neste processo e que nos ajudar a compreender os fenômenos existentes neste contexto educacional. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44230 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BEZERRA, Mateus Henrique da Silva.pdf | 988,04 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons