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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44230

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSARTORE, Anna Rita-
dc.contributor.authorBEZERRA, Mateus Henrique da Silva-
dc.date.accessioned2022-04-28T15:53:29Z-
dc.date.available2022-04-28T15:53:29Z-
dc.date.issued2019-12-10-
dc.date.submitted2022-04-28-
dc.identifier.citationBEZERRA, Mateus Henrique da Silva. Representações sociais docentes acerca do Programa de Letramento em Programação na Rede Municipal de Ensino de Caruaru. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44230-
dc.description.abstractEste trabalho consiste em uma pesquisa para conclusão do curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco – Campus Agreste, e tem por finalidade compreender e discutir as Representações Sociais Docentes acerca do Programa de Letramento em Programação desenvolvido no município de Caruaru, situado no agreste pernambucano. O Letramento em Programação é um programa que faz uso de Tecnologias Digitais Educacionais no processo de ensinagem contemporânea. Para tal, realizamos uma discussão inicial tratando sobre as transformações tecnológicas digitais educacionais e suas contribuições no contexto escolar. Para nos auxiliar na realização da pesquisa bem como na compreensão do fenômeno pesquisado, enquanto alicerces teóricos fizemos uso do conceito Representações Sociais, de Moscovici (2012) e Schulze; Camargo (2000). Para tratar do conceito de Multiletramento apoiamo-nos em Magda Soares (2002; 2003; 2010), Bunzen (2004), Rojo (2009) Freitas (2010) Arruda; Filho (2018). Trilhando este percurso, também fizemos uso de conceitos e discussões a respeito das Tecnologias Digitais Educacionais, com base nas contribuições de Grinspun (2009), Barros (2011) e Machado (2016). No que se refere ao Pensamento Computacional, seguimos apoiados em Brackmann (2017), Pinto e Nascimento (2018) e Denning e Tedre (2019). Diante deste cenário de inclusão discente na Cultura Digital Escolar, buscamos ouvir os profissionais docentes que são sujeitos essenciais neste processo e que nos ajudar a compreender os fenômenos existentes neste contexto educacional.pt_BR
dc.format.extent65p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectPensamento Computacionalpt_BR
dc.titleRepresentações sociais docentes acerca do Programa de Letramento em Programação na Rede Municipal de Ensino de Caruaru.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6541296069041830pt_BR
dc.description.abstractxThis work consists of a research for the conclusion of the Pedagogy Degree course at the Federal University of Pernambuco - Agreste Campus, and aims to understand and discuss the Teaching Social Representations about the Programming Literacy Program developed in the municipality of Caruaru, located in the wild. Pernambuco. Programming Literacy is a program that makes use of Digital Educational Technologies in the contemporary teaching process. To this end, we conducted an initial discussion dealing with educational digital technological transformations and their contributions in the school context. To assist us in conducting the research as well as understanding the researched phenomenon, while theoretical foundations we made use of the concept Social Representations, by Moscovici (2012) and Schulze; Camargo (2000). To address the concept of Multiliteration we rely on Magda Soares (2002; 2003; 2010), Bunzen (2004), Rojo (2009) Freitas (2010) Arruda; Son (2018). Following this path, we also made use of concepts and discussions about Educational Digital Technologies, based on the contributions of Grinspun (2009), Barros (2011) and Machado (2016). Regarding Computational Thinking, we continue supported by Brackmann (2017), Pinto and Nascimento (2018) and Denning and Tedre (2019). Given this scenario of student inclusion in the Digital School Culture, we seek to listen to the teaching professionals who are essential subjects in this process and to help us understand the existing phenomena in this educational context.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

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